Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Manter as finanças em dia é essencial para o fortalecimento das empresas

Em um cenário econômico difícil, é essencial realizar análises periódicas da situação geral dos negócios

Ajustar texto A+A-

Manter as finanças em dia é essencial para o fortalecimento das empresas

O controle do fluxo de caixa precisa ser rigoroso, contemplando todos os recebimentos e pagamentos, efetuados e previstos. 
(Arte/TUTU)

Com inflação e juros em alta, real desvalorizado e consumo das famílias em desaceleração, muitas empresas encontram dificuldades para conseguir manter a atividade a pleno vapor. Nesse cenário, é fundamental que as companhias já constituídas realizem uma análise da situação geral do negócio periodicamente.

Um dos grandes problemas verificados nos pequenos negócios é a confusão entre as despesas pessoais e as da empresa. É essencial separá-las para identificar se o empreendimento está ou não sendo rentável. O redimensionamento das retiradas mensais deve ser adotado de forma que não comprometa a qualidade dos produtos ofertados ou dos serviços prestados nem impacte nos preços.

O controle do fluxo de caixa precisa ser rigoroso, contemplando todos os recebimentos e pagamentos, efetuados e previstos. Com base nesse controle, é possível identificar se há saldo negativo no caixa da empresa e ainda traçar uma tendência. Essa análise deve apontar estratégias para uma eventual negociação com os credores, de forma a evitar que as finanças da empresa fiquem comprometidas.

Caso isso aconteça, antes de procurar linha de crédito em uma instituição financeira, entrar nos elevados juros dos cheque especial ou do cartão de crédito, a renegociação das dívidas diretamente com os credores pode ser uma saída para que a empresa consiga planejar melhor o seu orçamento.

Por fim, com uma visão geral das finanças da empresa, o empreendedor precisa definir metas e prioridades que deverão ser realizadas e cumpridas a curto, médio e longo prazos. O planejamento econômico-financeiro deve ser cumprido por toda a empresa, inclusive pelos colaboradores, atendendo às necessidades dos clientes e superando um ambiente de incertezas econômicas e financeiras.

Fechar (X)