Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Mercado de trabalho no varejo paulista cria empregos formais pelo terceiro mês consecutivo em outubro

Segundo a FecomercioSP, em razão das contratações temporárias para o Natal, 6.609 novas vagas foram geradas no mês

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 17 de dezembro de 2018 – Em outubro, o comércio varejista no Estado de São Paulo abriu novos postos de trabalho pelo terceiro mês consecutivo. No período, foram criados 6.609 empregos formais, resultado de 83.460 admissões e 76.851 desligamentos. Foi o segundo melhor saldo para outubro desde 2013. Com esse desempenho, o setor encerrou o mês com um estoque ativo de 2.074.330 vínculos empregatícios, leve alta de 0,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, o saldo também foi positivo (1.252 vagas).

Os dados compõem a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, calculado com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

No comparativo anual, quatro das nove atividades analisadas apontaram crescimento do estoque de empregados em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (2,1%) e farmácias e perfumarias (1,8%). Por outro lado, os setores de lojas de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-2,1%) e materiais de construção (-1,1%) sofreram as maiores quedas na mesma base comparativa.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o desempenho do varejo paulista em relação ao seu mercado de trabalho formal em outubro foi influenciado pela contratação de trabalho temporário.

Para a Entidade, o período alcançou bom resultado em virtude da injeção de parte do décimo terceiro, o que torna o Natal a principal data especial a contratações e receitas do varejo. A Federação acrescenta que não são esperadas contratações em 2018 muito maiores do que as vistas em 2017 nestes meses.

Varejo paulistano
O varejo da capital criou 57 vagas com carteira assinada em outubro, resultado de 24.233 admissões contra 24.176 desligamentos. No acumulado dos últimos 12 meses, 1.087 vagas foram fechadas. O comércio varejista paulistano encerrou o mês com um estoque total de 648.537 trabalhadores ativos.

Na comparação com outubro de 2017, entre as nove atividades pesquisadas,
seis sofreram retração no estoque de empregos celetistas, com destaque para os segmentos de materiais de construção (-2,3%) e outras atividades (-1,1%).

Por outro lado, três setores obtiveram crescimento no estoque de empregados, com destaque para os setores de farmácias e perfumarias (3%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (1,8%).

Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP Varejo) analisa o desempenho do mercado de trabalho formal em 16 regiões do estado e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos; matérias de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; supermercados e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)