Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Mesa Brasil Sesc distribui mais de 37 mil toneladas de alimentos em 2014

Rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício atendeu cerca de 1,6 milhão de pessoas por dia em 530 cidades de janeiro a novembro do ano passado

Ajustar texto A+A-

Mesa Brasil Sesc distribui mais de 37 mil toneladas de alimentos em 2014

Com o objetivo de lutar contra a fome e o desperdício de comida, o Sesc promove, em caráter permanente, o Mesa Brasil – um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes apropriados para consumo. Em 2014, ano em que o programa consolidado completou 20 anos de atuação, foram distribuídos 37.577.009 quilos de alimentos entre janeiro e novembro, com o atendimento de 1.624.533 pessoas/dia em 530 cidades do País.

O Mesa Brasil Sesc busca comida onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. O programa atua para diminuir o desperdício e, assim, reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Nas duas pontas do processo, as estratégias de mobilização e as ações educativas visam incentivar a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

A primeira ação do Sesc nesse sentido foi registrada em 1991, quando foi lançado o projeto Sopa e Pão no Paraná. As sopas eram preparadas pelos restaurantes das unidades do Sesc e distribuídas para crianças, idosos e famílias de baixa renda. Ações semelhantes ocorreram nos anos seguintes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco até que, em 2002, o programa ganhou dimensão nacional, chegando a todos os Estados brasileiros.

O programa é baseado em parcerias, com responsabilidades compartilhadas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se as especificidades de cada um. Veja abaixo mais detalhes e saiba como participar:

- Quem doa

Por intermédio do Mesa Brasil Sesc, as empresas exercitam a responsabilidade social e sensibilizam seus colaboradores para engajamento no combate ao desperdício de alimentos e redução da fome no país.

Podem participar do programa indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte etc.

Com um trabalho de captação de parcerias, a equipe técnica sensibiliza as empresas para participarem do Programa. Elas podem disponibilizar gêneros alimentícios, perecíveis, não perecíveis e semiperecíveis, produtos de limpeza, higiene e serviços, como transporte e pessoal de apoio.

- O que pode ser doado

Alimentos em geral
Águas e sucos
Carnes e derivados
Enlatados e conservas
Frutas, legumes e verduras
Frios e laticínios
Grãos e cereais
Pães e massas

Produtos
Produtos de limpeza e higiene pessoal
Utensílios culinários
Roupas
Brinquedos
Descartáveis

Serviços
Combustível
Cessão de espaços
Divulgação
Embalagens
Serviços gráficos
Transporte
Trabalho voluntário em atividades operacionais, administrativas e educativas

- O que não pode ser doado?

Refeições prontas
Doces e pães com recheios cremosos
Alimentos com embalagens danificadas e data de validade vencida

- Vantagens

Ampliação das ações de responsabilidade social e cidadania corporativa.
Diminuição de custos com descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo.
Isenção do ICMS (CONFAZ – Decreto n° 41.374 de 30 de janeiro de 2002, Art.1) para os produtos e serviços doados ao Programa Mesa Brasil SESC.
Divulgação das ações sociais desenvolvidas nos canais de mídia do SESC e demais parceiros.
Acesso a relatórios e informativos de prestação de contas.
Participação em ações educativas sobre temas de interesse do doador.

- A doação

O Mesa Brasil Sesc estabelece junto com o doador, o local, os dias e horários para a retirada da doação. O programa avalia a qualidade dos alimentos e os transporta até o público beneficiário sob condições adequadas de consumo.

O programa possui equipe técnica e operacional devidamente qualificada para executar com eficácia a retirada e distribuição da doação. Além disso, acompanha e monitora as ações.

- Quem recebe

O Mesa Brasil Sesc atende prioritariamente pessoas assistidas por entidades sociais em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

O programa está ampliando sua atuação por meio do atendimento a famílias e comunidades em situação de extrema pobreza. São pessoas que não estão inseridas em programas de proteção social e que são atendidas pelo Mesa Brasil Sesc sob a mediação de uma entidade responsável pelo cadastro, monitoramento e distribuição dos alimentos.

O Mesa Brasil Sesc também atende, em caráter emergencial, populações vítimas de enchentes e alagamentos. Com um trabalho de logística humanitária, o programa arrecada e distribui donativos para desabrigados e desalojados em todo o país.

- Voluntariado

O desenvolvimento e o sucesso do Mesa Brasil Sesc dependem diretamente da participação e adesão da comunidade. Além do envolvimento das empresas e instituições sociais, o programa promove a prática de ações voluntárias: pessoas, motivadas pela solidariedade, doam tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol do bem comum.

Para mais informações, acesse https://www.sesc.com.br/mesabrasil. Participe você também e faça parte dessa história de sucesso contra a fome e o desperdício.

Fechar (X)