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Economia

Na esteira do recorde de visitantes, turismo brasileiro deve ter melhor alta temporada da história

Setor deve faturar 7,3% a mais, entre dezembro e fevereiro, do que no mesmo período entre 2024 e 2025; Rio de Janeiro e Nordeste estão entre destinos preferidos

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Na esteira do recorde de visitantes, turismo brasileiro deve ter melhor alta temporada da história
Há também um otimismo no mercado turístico com o período da Black Friday, quando as agências põem novas ofertas em circulação

O verão que se aproxima deverá ser muito bom para o turismo brasileiro. Dados do Conselho de Turismo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam para uma alta de 7,3% no faturamento do setor, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, em relação a esse mesmo período passado. Em números absolutos, serão receitas da ordem de R$ 64 bilhões que, se se confirmarem, serão o melhor desempenho desde que a série histórica começou, em 2012. 

A projeção é tão positiva que deve impactar também no balanço do ano: se antes havia a perspectiva de um crescimento de 5,5%, agora a FecomercioSP estima que o turismo vai aumentar suas receitas brutas em 6,7%, neste ano, em relação a 2024. 

[GRÁFICO 1]

Faturamento do turismo brasileiro – Em R$ bilhões (2012/23 – 2025/26)

Fonte: FecomercioSP


Para a FecomercioSP, esse cenário se explica por vários motivos. O primeiro é o mercado de trabalho, que permanece aquecido desde o ano passado e, pelos dados do IBGE, registrava uma taxa de desemprego de 5,6% no trimestre até o mês de agosto. Com mais gente trabalhando, sobe a massa de renda familiar e, então, a possibilidade de viajar.

Além disso, embora o endividamento tenha voltado a crescer – o volume de lares com dívidas, em São Paulo, atingiu 72,7% em setembro, maior nível desde junho de 2023, segundo a PEIC, da FecomercioSP –, há um alto contingente que tem recursos suficientes para viajar no fim do ano, e que movimentará os aeroportos, os hotéis e as rodoviárias.  

Soma-se a isso um fenômeno de planejamento que marca a própria demanda do setor turístico: como empresas do Conselho têm apontado, muitos clientes já contrataram os pacotes de viagens que farão a partir de agora há alguns meses, e estão pagando de forma parcelada.  

Por fim, há um certo otimismo no mercado turístico com a Black Friday, quando as agências colocarão novas ofertas em circulação e que, por experiências dos anos passados, tendem a gerar boas vendas. 

Nordeste em alta

Se o turismo brasileiro vai crescer, para onde vão os turistas? Dados de alguns membros do Conselho de Turismo apontam para tendências que, nesta época do ano, tendem a se repetir. No geral, a preferência é por destinos de “sol”, com capitais como Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) entre as principais. 

Outro destaque, mas de outra região, é o Rio de Janeiro (RJ), que também atrai um alto número de estrangeiros. Dados da Embratur mostraram, recentemente, que a cidade bateu o recorde de visitantes de fora neste ano – 1,6 milhão até o mês de setembro.  

A capital fluminense é expressão do bom resultado brasileiro em geral: entre os meses de janeiro e setembro, 7 milhões de turistas internacionais estiveram no País, de acordo com a Embratur. Foi uma alta de 45% em relação ao 2024, com ênfase em visitantes da Argentina, do Chile e do Estados Unidos. 

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