Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Nova funcionalidade do WhatsApp vira isca para golpe

Última atualização do aplicativo indica ao usuário se mensagem enviada foi lida e golpe promete desativar essa opção

Ajustar texto A+A-

Nova funcionalidade do WhatsApp vira isca para golpe

Cibercriminosos estão usando um novo golpe para atingir os usuários do WhatsApp. A isca é a nova funcionalidade do aplicativo, que desde sua última atualização mostra ao emissor da mensagem se ela foi vista por quem a recebeu. Segundo especialistas da ESET, empresa especializada em segurança online, o golpe consiste em oferecer nas redes sociais um aplicativo não-oficial que garante desativar a confirmação de leitura (chamada de “duplo check azul”). 

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado a uma página que solicita o número do celular para receber um código e baixar um complemento que impossibilite a confirmação. No entanto, letras pequenas na parte inferior da página avisam: a partir da primeira mensagem recebida, o usuário autoriza a cobrança de R$ 4,70 por mensagem recebida e um máximo de 25 mensagens por mês.

De acordo com a ESET, a meta do golpe não é obter dados do usuário e sim receber o valor em dinheiro. “Encontramos alguns casos em diferentes países da América Latina. No Brasil ainda não temos nenhum exemplo, mas é importante sempre alertar os usuários para que não caiam nessa tentativa de ataque”, explica o diretor geral da ESET Brasil, Camillo Di Jorge.

Vale lembrar que o WhatsApp ainda não permite a todos os seus usuários desativarem a funcionalidade de confirmação de leitura. Apenas nesta sexta-feira (14), a empresa fabricante do aplicativo liberou uma versão beta (em fase de testes) de uma opção que desativa essa notificação. Por enquanto, somente os usuários do sistema Android que baixarem o aplicativo novamente, direto do site do WhatsApp, podem contar com esta versão. 

Os usuários que quiserem baixar a versão com a opção poderão fazer a desativação acessando a opção “Configurações” no aplicativo, ir para “Privacidade” e selecionar o ícone “Opções de conversa”. Lá, procurar pelo botão que permite desabilitar a função de "visto por último".

Ainda não há previsão de quando o recurso será disponibilizado para donos de dispositivos com os sistemas iOS e Windows Phone. 

Fontes: Olhar Digital e Canaltech

Fechar (X)