Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Pais devem proteger filhos do consumismo desenfreado

Reportagem finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade mostra como crianças encontraram diversão ao produzirem seus próprios brinquedos

Ajustar texto A+A-

Pais devem proteger filhos do consumismo desenfreado

Como blindar os filhos do consumismo desenfreado foi o tema da reportagem exibida pelo Repórter Eco, da TV Cultura, em janeiro de 2013, apresentada pela jornalista Márcia Bongiovanni. Intitulada “Consumo Infantil”, a matéria mostra que cabe aos educadores, a começar pelos pais, a inserção de hábitos que irão determinar os valores de uma geração que, ainda jovem, já lida com as consequências de um comportamento de consumo sem equilíbrio. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.

As imagens do conteúdo jornalístico trazem, ao invés de produtos eletrônicos ou brinquedos de última geração, crianças que, com o auxílio dos pais, transformam-se em criadores de diversão. As irmãs Teresa e Julieta constroem seus brinquedos com caixas de papelão, papel reutilizado e um pouco de cola. A ideia da jornalista foi identificar o equilíbrio entre consumir (apenas o necessário) e produzir. A opção entre o incentivo ao consumo e à construção de um hábito consciente foi muito bem retratada e contou, ainda, com a participação do Ministério do Meio Ambiente que, em parceria com o Instituto Alana, lançou uma cartilha dedicada ao tema, com foco no público infantil. 

“A ideia foi estimular a discussão sobre a influência da criança nas decisões de compra de uma família e, também, a sedução da publicidade para vender cada vez mais”, conta Márcia. 

Em sua trajetória profissional de quase trinta anos, a repórter atuou em grandes emissoras e esteve à frente de reportagens que lhe renderam o merecido reconhecimento na área jornalística. Ganhou o título de “Jornalista Amiga da Criança”, pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), justamente por sua dedicação à produção de reportagens na área da infância e adolescência. 

Mais um de seus trabalhos de destaque sobre o tema, a matéria “Consumo Infantil” mostra que encontrar diversão na reutilização de embalagens e pedaços de papel usado pode fazer toda a diferença na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Fechar (X)