Sustentabilidade
23/04/2014Pais devem proteger filhos do consumismo desenfreado
Reportagem finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade mostra como crianças encontraram diversão ao produzirem seus próprios brinquedos

Como blindar os filhos do consumismo desenfreado foi o tema da reportagem exibida pelo Repórter Eco, da TV Cultura, em janeiro de 2013, apresentada pela jornalista Márcia Bongiovanni. Intitulada “Consumo Infantil”, a matéria mostra que cabe aos educadores, a começar pelos pais, a inserção de hábitos que irão determinar os valores de uma geração que, ainda jovem, já lida com as consequências de um comportamento de consumo sem equilíbrio. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.
As imagens do conteúdo jornalístico trazem, ao invés de produtos eletrônicos ou brinquedos de última geração, crianças que, com o auxílio dos pais, transformam-se em criadores de diversão. As irmãs Teresa e Julieta constroem seus brinquedos com caixas de papelão, papel reutilizado e um pouco de cola. A ideia da jornalista foi identificar o equilíbrio entre consumir (apenas o necessário) e produzir. A opção entre o incentivo ao consumo e à construção de um hábito consciente foi muito bem retratada e contou, ainda, com a participação do Ministério do Meio Ambiente que, em parceria com o Instituto Alana, lançou uma cartilha dedicada ao tema, com foco no público infantil.
“A ideia foi estimular a discussão sobre a influência da criança nas decisões de compra de uma família e, também, a sedução da publicidade para vender cada vez mais”, conta Márcia.
Em sua trajetória profissional de quase trinta anos, a repórter atuou em grandes emissoras e esteve à frente de reportagens que lhe renderam o merecido reconhecimento na área jornalística. Ganhou o título de “Jornalista Amiga da Criança”, pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), justamente por sua dedicação à produção de reportagens na área da infância e adolescência.
Mais um de seus trabalhos de destaque sobre o tema, a matéria “Consumo Infantil” mostra que encontrar diversão na reutilização de embalagens e pedaços de papel usado pode fazer toda a diferença na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/pais-devem-proteger-filhos-do-consumismo-desenfreado