Sustentabilidade
13/04/2014Pequenas fábricas participam da cadeia produtiva de grande grupo têxtil no RN
Reportagem especial da Tribuna do Norte retrata o novo ciclo de expansão da indústria de confecções do Rio Grande do Norte

A inclusão dos pequenos negócios na cadeia produtiva do Grupo Guararapes, maior grupo do ramo têxtil e de confecção da América Latina, foi tema de reportagem especial elaborada pela equipe da Tribuna do Norte para veiculação na plataforma online da publicação. Intitulada “Costurando o desenvolvimento”, a série foi idealizada a partir da decisão da Guararapes, sediada em Natal (RN), de recorrer às pequenas fábricas para atender à crescente demanda da cadeia de lojas Riachuelo, controlada pelo mesmo grupo. O projeto é um dos finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística, subcategoria online.
Para encontrar empresas que suprissem essa demanda, o governo potiguar criou o projeto Pró-sertão. O objetivo era encontrar empresas que costurassem peças de roupas para o grupo, oferecendo meios para qualificar os trabalhadores e estruturar as pequenas confecções. A reportagem identificou aí a possibilidade de mostrar a realidade das pequenas indústrias e as oportunidades que seriam abertas, em termos de emprego, negócios e movimentação da economia.
A ideia foi fazer um raio-x sobre a força e as fraquezas das pequenas indústrias terceirizadas. Ao todo, 12 profissionais foram envolvidos na reportagem, que entrevistou 30 trabalhadores de pequenas indústrias do interior do Rio Grande do Norte em cerca de um mês e meio de trabalho. Dentre as fontes figuraram donos de fábricas de costura, executivos de grandes indústrias e de redes de lojas, representantes do governo, de órgãos de fiscalização do trabalho, instituições de ensino, entidades empresariais e instituições bancárias.
Para Renata Moura, que elaborou a pauta, apurou, redigiu e editou parte do material, o tempo curto para a aprovação da reportagem e o fato de o conteúdo ter sido o primeiro especial para a internet produzido pelo veículo foram os maiores desafios do projeto. “Não tínhamos experiência nessa plataforma, então o esforço para produzir, principalmente, vídeos e infográficos foi redobrado”, explica. “Acho que conseguimos produzir um guia para as pequenas empresas interessadas em prestar serviço às grandes indústrias e também para os trabalhadores interessados em se especializar na área para conquistar uma vaga no mercado”, explica a jornalista.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/pequenas-fabricas-participam-da-cadeia-produtiva-de-grande-grupo-textil-no-rn