Sustentabilidade
07/04/2014Pesquisadores criam cimento sustentável feito de resíduos cerâmicos
Produto é mais resistente e dispensa o uso de cimento Portland, comumente utilizado na fabricação do material

Pesquisadores de quatro universidades, sendo uma brasileira, se juntaram na criação de um cimento sustentável feito a partir de resíduos cerâmicos. A invenção evita que os restos desses materiais sejam despejados em aterros e lixões, transformando-os em matéria-prima para um produto mais resistente.
Os cientistas são das instituições Universidade Politécnica de Valência, Universidade Jaume I de Castellón, Faculdade Imperial de Londres e Universidade Estadual Paulista.
A partir de estudos e testes laboratoriais, eles criaram o cimento sustentável que utiliza apenas os resíduos cerâmicos, água e uma substância ativadora na produção. Dessa maneira, o cimento Portland, comumente utilizado na fabricação do produto, é dispensado.
Para os testes, foram utilizados restos de pisos, azulejos de cerâmica, itens sanitários e grés porcelânico. Agora, os pesquisadores estão examinando a possibilidade de utilizar cinzas de casas de arroz para complementar os resíduos da cerâmica, deixando o novo cimento ainda mais sustentável e barato.
Fonte: CicloVivo
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/pesquisadores-criam-cimento-sustentavel-feito-de-residuos-ceramicos