Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Plano de bairro de Perus servirá como base para outros distritos

Documento com opinião da comunidade e de especialistas foi concluído em 2011 e transformado em projeto de lei, que aguarda aprovação da Câmara

Ajustar texto A+A-

Plano de bairro de Perus servirá como base para outros distritos

O distrito de Perus, localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, foi o primeiro a desenhar o seu plano de bairro. O documento, consolidado no Projeto de Lei 331/2011, foi construído pela comunidade local e por especialistas em arquitetura e urbanismo. Feito entre 2008 e 2009, o plano de bairro revela informações sobre o uso do solo, a infraestrutura existente e as características socioeconômicas da região. Ele define os equipamentos que devem ser instalados no bairro, detalhando prazo, custo e local de implantação. A região possui por volta de 146 mil habitantes, conforme dados de 2010 fornecidos pela subprefeitura de Perus (responsável também pelo distrito de Anhanguera), e tem como área geográfica total 56,90 km².

Para se tornar lei, o Plano de Bairro de Perus precisa ser aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo e sancionado pelo prefeito. Com a votação do Plano Diretor Estratégico prevista para este ano ainda, o vereador Police Neto, autor do PL 331/2011, acredita que logo após deverá ocorrer a aprovação deste projeto.  Segundo o vereador, com a chegada do projeto do Plano Diretor Estratégico à Câmara, ficou decidido pausar o andamento do plano de bairro de Perus para adequar a proposta ao Plano Diretor.  “O Plano Diretor vai beber nessa fonte para orientar a formatação dos outros planos de bairro. Além disso, temos agora os membros do Conselho Participativo Municipal, que também podem colaborar. Mas acredito que conseguiremos avançar com os dois projetos este ano”, afirma Police Neto.

Police Neto conta que a discussão sobre o plano de teve início em 2008. Existia na região o aterro Bandeirantes, localizado na Rodovia dos Bandeirantes km 26, que foi desativado em março de 2007. O aterro Bandeirantes consegue captar acima de 75% dos gases emitidos, que alimentam uma usina de geração de energia. Com isso, já foi possível captar mais de 800 mil toneladas de créditos de carbono, conforme as normas do Protocolo de Kyoto. Devido a esses créditos, a região teria direito a verba da Prefeitura para melhorias. “Foi quando nasceu o debate. A ideia era discutir com a sociedade como aquele bairro devia ser”, relata Police Neto.

O distrito de Perus foi dividido em 10 bairros e cada um trouxe ideias para a discussão, reconhecendo quais eram as necessidades atuais e os serviços públicos que seriam utilizados nos próximos 30 anos. “Como o projeto é de 2011, precisamos atualizar alguns trechos, o que estamos fazendo em parceria com a subprefeitura. Até o final de julho ou começo de agosto devemos ter o texto final”, explica Police Neto.

Apesar de o projeto ainda não ter virado lei, oficialmente, algumas medidas estipuladas no documento já saíram do papel (confira na lista abaixo). Outras ainda estão em licitação ou pré-licitação. É o caso do terminal de ônibus de Perus, que está em fase de licitação e ainda não há previsão para o início das obras, e do Parque Linear Perus, que está em pré-processo de seleção das empresas. Também sem data para o início da obra.  “Ao saber quanto custa cada ação que planejamos, fica mais fácil decidir o que vai receber o investimento e em qual momento. Além disso, fica mais forte aquele cidadão que debate onde instalar os equipamentos públicos, como creches e hospitais, e vê que tudo está sendo construído como ele decidiu”, finaliza o vereador.

Confira abaixo os equipamentos públicos e obras previstas no Plano de Bairro de Perus que já foram concluídas e estão sendo utilizadas pela população local:

- Unidade Básica de Saúde da Vila Caiuba (obra concluída e em funcionamento)
- AMA Especialidades de Perus (obra concluída e em funcionamento)
- ETEC Perus (obra concluída e em funcionamento)
- Urbanização do Bamburral (obra em andamento)
- Urbanização do Recanto dos Humildes (obra concluída)
- Pavimentação de diversas ruas do Jardim da Conquista (obra concluída)
- EMEF Badra (obra concluída e em funcionamento)
- EMEF Recanto dos Humildes (obra concluída e em funcionamento)
- Reforma do CDC Perus (obras em andamento)
- Revitalização da Praça Paulino Cabral (obra concluída)
- Implantação das praças: Cuitegi, Canhoba, José Correia Picanço, Tarcon, Mogeiro, Flor de Imperatriz (obras concluídas)
- Telecentro Recanto dos Humildes (obra concluída e em funcionamento)

Fechar (X)