Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Produção de móveis deve levar em conta a sustentabilidade

Série produzida pela equipe do Radar Móbile detalha sustentabilidade da cadeia moveleira e é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Ajustar texto A+A-

Produção de móveis deve levar em conta a sustentabilidade

Não raro nos dias de hoje, ao escolher um móvel para sua casa, o consumidor não se deixa levar apenas pela estética, pelo tamanho ou pelo preço. Embora esses fatores influenciem, a decisão também é tomada com base no ciclo de vida do produto, que vai desde a fabricação até o término de vida útil, quando, então, virá a pergunta: como proceder para descarte ou reutilização de forma adequada?

Com o objetivo de desvendar os processos que envolvem a comercialização de móveis – inserida no contexto da logística reversa – a editora Cleide de Paula e as repórteres Marina Werneck e Renata Bossle, do portal Radar Móbile, buscaram todas as etapas pelas quais as empresas e profissionais do ramo percorrem para se adequar às normas e legislações que tratam do tema. O projeto é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.

O resultado foi a série “Sustentabilidade na Cadeia Moveleira”, na qual elas abordam, por exemplo, quais características deve ter uma matéria-prima para que seja considerada realmente sustentável. Na avaliação de um entrevistado, especialista em designer, “materiais sustentáveis são aqueles que permitem uma constante renovação, com um mínimo aceitável de modificação no meio ambiente”.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, a sustentabilidade não é um modismo e ela pode ser comprovada por meio da adoção de boas práticas por parte de empresas e consumidores. De acordo com outra fonte entrevistada, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) – documento estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – rege “uma sistemática de gerenciamento de resíduos dentro da empresa.” Em linhas gerais, esse plano é capaz de identificar os resíduos gerados no processo de fabricação, bem como sua classificação e qual a melhor forma de lidar com este componente (armazenamento, transporte, coleta e destinação final – descarte ou reutilização).

A linguagem, simples e didática, permite ao leitor uma ampla compreensão sobre a importância dos conceitos de sustentabilidade na cadeia moveleira e o quanto esses conceitos irão influenciar na sobrevivência – ou não – de uma organização, inclusive, na fidelização de seus consumidores, mais informados e conscientes. 

Fechar (X)