Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Projeto de Lei prevê desonerar impressão de livros no País

Legislação atual beneficia produto importado, cujas alíquotas de PIS/PASEP e Cofins são zeradas

Ajustar texto A+A-

Projeto de Lei prevê desonerar impressão de livros no País

Legislação atual beneficia produto impresso fora do Brasil
(Arte/TUTU)

O Projeto de Lei 2396/2015, de autoria do deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), prevê zerar as alíquotas da contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a atividade de impressão de livros de conteúdo estrangeiro no Brasil.

A intenção é corrigir uma distorção que beneficia o produto importado. Em 2004, o governo federal desonerou a importação de livros da incidência de Cofins e das contribuições ao Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Essa medida prejudicou a indústria brasileira, uma vez que criou uma perda de competitividade em relação ao produto importado em função da tributação.

Diante desse cenário de desigualdade, o governo, numa tentativa de reparar o equívoco, reduziu o custo do livro na venda ao consumidor interno. Para isso, zerou a cobrança dos mesmos tributos incidentes sobre a comercialização de livros.

No entanto, ainda não foi desonerada a atividade de impressão de livros no País, o que torna o produto nacional menos competitivo. O ambiente desigual traz efeitos perversos para a indústria gráfica brasileira, pois resulta em perda de espaço no mercado e, consequentemente, alta do nível de desemprego no setor.

A proposta tem o objetivo de equiparar a incidência das contribuições tributárias na atividade de impressão de livros no Brasil à exigida aos importados. Ou seja, alíquota zero para ambas.

O projeto aguarda o parecer do relator na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados desde outubro do ano passado. A FecomercioSP apoia a aprovação da matéria por corrigir uma distorção que no final beneficiará os consumidores e o comércio de livros de conteúdo estrageiro impressos no País.

Fechar (X)