Sustentabilidade
23/02/2014Projeto recicla 71 mil toneladas de embalagens longa vida em 2013
Volume movimentou R$ 100 milhões no ano passado

As embalagens longa vida, como caixas de leite, suco e massa de tomate, são compostas por papel, alumínio e plástico. Para reciclar esse tipo de material, é necessária uma tecnologia especial, capaz de separar os componentes e, assim, destiná-los corretamente para reúso.
De olho nesse desafio, nasceu o projeto Recicoleta, criado em 2007 pela Tetra Pak® no Rio de Janeiro. A iniciativa conta com uma unidade centralizadora para recebimento e comercialização das embalagens longa vida. Apesar de estar em solo fluminense, o projeto atua na conscientização e comercialização do material nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e em São Paulo, no Vale do Paraíba.
Como resultado da ação, 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak® foram recicladas no ano passado, volume 9% superior ao registrado em 2012. No período, as 35 indústrias brasileiras que reciclam o material geraram cerca de R$ 100 milhões em negócios.
O trabalho da reciclagem desses resíduos é feito com apoio de outras frentes, como cooperativas, sucateiros, depósitos, prefeituras e escolas, além de outros. De acordo com a Tetra Pak®, cerca de 30% de toda produção segue para reciclagem, o que deve evoluir com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/projeto-recicla-71-mil-toneladas-de-embalagens-longa-vida-em-2013