Sustentabilidade
08/06/2014Projeto transforma rios poluídos em jardins flutuantes
Obra de engenharia de baixo custo pode ser instalada em reservatórios, canais e lagos contaminados

Um sistema ecológico desenvolvido na Inglaterra transforma rios poluídos em jardins flutuantes e prova que a despoluição desses ecossistemas não é algo caro nem inviável em longo prazo.
Batizado de Biomatrix, o projeto é uma obra de engenharia flutuante de baixo custo que pode ser instalada em reservatórios, canais e lagos contaminados e adaptada para outros usos, como pontes flutuantes, ilha de habitat de pássaros, passarelas, obras de arte públicas ou sítio de ancoragem de barcos totalmente integrados ao processo de tratamento.
A instalação do sistema não prejudica a fauna e flora aquáticas, pelo contrário, proporciona mais qualidade de vida para inúmeras espécies.
Um exemplo bem-sucedido de revitalização pelo projeto Biomatrix é o Canal Paco, na cidade de Manila, capital das Filipinas. Anteriormente, era inviável caminhar no local por ser repleto de lixo e esgoto e pelo perigo de doenças. Foram realizadas, então, a instalação de um sistema de ilhas com mais de 110 metros quadrados e a revitalização do entorno.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/projeto-transforma-rios-poluidos-em-jardins-flutuantes