Sustentabilidade
09/07/2014Projeto transforma smartphone velho em detector de crime ambiental
Aparelho busca agilizar processo de identificação e apreensão em florestas

Smartphones velhos, que poderiam perder a utilidade após o descarte, ganharam função ecológica a partir de um projeto que busca financiamento coletivo para sair do papel. Trata-se do Rainforest Concetion (RFCx), uma invenção que utiliza os dispositivos móveis para detectar e identificar destruição ambiental em florestas, funcionando a partir de energia solar.
Os aparelhos passam por um processo de modernização para, então, estarem aptos a captar sinais como motosserras, tiros e ruídos de animais feridos. Para isso, os dispositivos são instalados no topo das árvores, ficando quase invisíveis - a imagem é apenas ilustrativa. O alcance do equipamento é de até um quilômetro de distância.
Assim que detecta o som suspeito, o smartphone envia um alerta para o servidor do programa, que encaminha uma mensagem SMS para os órgãos de proteção. A ideia do aparelho é acelerar o processo de detecção de degradação das florestas, que hoje depende de sistemas de satélites, levando dias ou semanas para consolidar os dados.
O sistema inovador disponibiliza dados em tempo real e, em teste, chegou a interromper o crime ambiental em menos de uma hora após o alerta.
O projeto busca financiamento coletivo na plataforma Kickstater, com meta de arrecadar US$ 100 mil (cerca de R$ 222 mil). O montante será suficiente para proteger até 300 quilômetros quadrados de matas na África e no Brasil.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/projeto-transforma-smartphone-velho-em-detector-de-crime-ambiental