Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Proposta afasta divergências sobre lei que permite atividades comerciais aos domingos

Interpretações distintas da legislação exigem autorização prévia em convenção coletiva

Ajustar texto A+A-

Proposta afasta divergências sobre lei que permite atividades comerciais aos domingos

Atividades como de restaurantes possuem permissão permanente para o trabalho aos domingos
(ARTE/TUTU)

O Projeto de Lei nº 3.737/2015 prevê incluir um artigo na Lei nº 10.101/2000 com o objetivo de evitar interpretações errôneas da legislação em relação às atividades que possuem permissão permanente para o trabalho aos domingos.

No caso, a proposta visa a incluir no texto da lei o artigo 6º-C, que exclui a aplicação dos artigos 6º, 6ºA e 6ºB às atividades com permissão em caráter permanente para o trabalho em domingos e feriados. Desse modo, essas atividades não precisam de autorização por meio de convenção coletiva para atuar nos dias de repouso.

Veja também
Proposta prorroga até 2021 benefício fiscal para empresas que ofertam vale-cultura
Propostas pretendem reduzir problemas de enchentes na cidade de São Paulo
Proposta prevê reduzir informações tributárias em notas fiscais

As atividades com permissão permanente estão previstas no art. 7º do Decreto 27.048/1949.

A proposta é de autoria do deputado federal Herculano Passos (PSD/SP). Em sua justificativa, afirma que, em decorrência de intepretação equivocada da legislação, alguns segmentos, a exemplo de hotéis, bares, restaurantes e similares, vêm sofrendo autuações indevidas. O deputado argumenta que a regra não se aplica às atividades que já possuem permissão permanente para o trabalho nos dias de repouso, conforme estabelecido pelo Decreto nº 27.049/1949.

Além disso, essas autuações têm motivado outras propostas legislativas similares, como o Projeto de Lei nº 2.321/2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT/CE) e relatoria do próprio Herculano Passos.

Diante disso, o deputado Passos argumenta que esse tipo de exigência pode inviabilizar os negócios que tipicamente se ativam aos domingos e feriados.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a Lei nº 10.101/2000 modificada pela Lei 11.603/2007 diz respeito ao comércio em geral, mas não contempla atividades específicas como hotéis e restaurantes. Para afastar interpretações equivocadas da norma, a Entidade considera válido o projeto de lei em questão, pois traz segurança jurídica para as empresas que atuam em ramos que exigem atendimento aos consumidores que se programam para desfrutar de atividades de lazer e fazer compras nos dias tipicamente de repouso.

Fechar (X)