Sustentabilidade
22/04/2014Reaproveitamento do lixo orgânico mobiliza cidadãos de Ribeirão Grande
Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, matéria mostra reaproveitamento do lixo orgânico em Ribeirão Grande (SP)

O engajamento da cidade de Ribeirão Grande (SP) em prol da sustentabilidade foi tema da reportagem do jornalista Carlos Alberto Soares, em matéria veiculada na TV TEM, em maio de 2013. Ele mostrou como o reaproveitamento do lixo orgânico gerou empregos, contribuiu para a limpeza do município e promoveu uma mudança cultural nos cidadãos. A matéria é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Reportagem Jornalística.
Na reportagem, Soares destacou o engajamento da população de mais de 96 mil habitantes em favor da compostagem do lixo orgânico – técnica que transforma o material orgânico em adubo. O trabalho, inédito na região, começa pelo recolhimento do lixo por um caminhão compactador que passa toda segunda-feira pelas ruas da cidade, realizando a coleta do material orgânico. Os resíduos são posteriormente encaminhados para o pátio de compostagem da prefeitura, onde é feita a triagem.
O processo de compostagem dura três meses. O adubo orgânico resultante da técnica passa, ainda, por uma peneira antes de ficar totalmente pronto. Os resíduos que sobram são misturados novamente ao lixo que chega ao pátio para serem reprocessados.
A compostagem faz parte das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Como a região é essencialmente agrícola, o adubo é utilizado no campo para fertilização da terra, além de ajudar na revitalização dos jardins da cidade.
A disciplina dos moradores de Ribeirão Grande pode ser comprovada pelo volume de resíduos recolhidos. Até maio do ano passado, já haviam sido recolhidas mais de 12 mil toneladas de material orgânico. Para não perder a data da coleta, os moradores receberam um calendário em forma de ímã de geladeira para que pudessem se organizar.
A matéria ganhou sustentação por depoimentos que demonstram a interação entre os envolvidos, desde a dona de casa – que já adotou a prática da reciclagem há oito anos – até profissionais de áreas do meio ambiente e de agronomia. “O principal objetivo da reportagem foi mostrar que a iniciativa de ajudar a cidade a ficar mais limpa é, sem dúvida, um exemplo de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, comenta Soares.
O profissional atua na área jornalística há 17 anos, tendo passado por emissoras de rádio e de TV, além de ter atuado em assessoria de imprensa.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/reaproveitamento-do-lixo-organico-mobiliza-cidadaos-de-ribeirao-grande