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Editorial

Revista "Problemas Brasileiros" vence etapa nacional do Prêmio Aberje 2019

As renovações gráfica e editorial da publicação foram reconhecidas na maior premiação de comunicação empresarial do País

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Produzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a revista Problemas Brasileiros (PB) conquistou a etapa nacional do Prêmio Aberje 2019, na categoria Mídia Impressa, anunciada ontem, 25 de novembro, em evento realizado pela entidade. A publicação já havia sido contemplada na etapa regional [São Paulo], que foi divulgada em outubro.
 
A PB analisa questões do dia a dia do brasileiro, seja no aspecto econômico ou na realidade social do País. Segundo os gestores de comunicação da entidade, o reposicionamento da revista, iniciado em 2016, buscou traduzir a maturidade de uma revista com mais de 50 anos no mercado editorial. Para a reformulação foi ampliado o leque de editorias por meio de conteúdos jornalísticos analíticos, entrevistas, artigos, ensaios fotográficos, biografias e resenhas. A fim de buscar novos leitores, a PB também passou a ser vendida em bancas e recebeu um reforço na distribuição gratuita para escolas e universidades, além de parcerias na realização de debates temáticos.
 
Em circulação desde em 1963, a revista traz reportagens que refletem as transformações do País nas áreas de política, economia, gestão pública, educação, saúde, cultura, comportamento, meio ambiente e inovação.  Com um acervo de mais de 450 edições, procura ouvir especialistas do cenário nacional, bem como retrata anônimos que protagonizam a história brasileira do dia a dia. A revista tem circulação bimestral e tiragem de 15,5 mil exemplares.
 
História
Com um histórico de mais de 450 edições, a publicação tornou-se referência e fonte de informação para estudiosos de questões brasileiras, fornecendo subsídios valiosos a brasilianistas e pesquisadores. Presença obrigatória nas bibliotecas do País e do exterior, ela é citada com frequência em trabalhos acadêmicos e utilizada em textos aplicados em exames vestibulares.
 
Há três anos, a FecomercioSP identificou a oportunidade de agregar a revista ao seu portfólio de publicações. A primeira edição (#436) já sob a nova gestão circulou em outubro de 2016. Até então, a revista era editada pelos conselhos regionais do Sesc-SP e Senac-SP. Atualmente, os assuntos debatidos no Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da Federação também são repercutidos nas páginas da PB. 

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