Sustentabilidade
10/04/2014Rio Grande do Norte é finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Trabalhos classificados fazem parte das categorias Academia/Professor e Reportagem Jornalística/Online
São Paulo, 11 de abril de 2014 - Nildo da Silva Dias, da Universidade Federal Rural de Mossoró (RN), garantiu sua classificação no segmento Academia/Professor, com uma pesquisa acerca da reutilização do rejeito decorrente da dessalinização da água no semiárido do Brasil. O processo, realizado por meio de estações de tratamento de água por osmose reversa, para a geração de água potável, libera um rejeito altamente salino e de poder poluente - a ideia foi reutilizá-lo na atividade agrícola da região.
Em outra frente, na subcategoria Estudante, Luan Alvez Lima, aluno da mesma instituição, desenvolveu um trabalho com base na escassez de recursos hídricos da região - o principal problema que dificultava o desenvolvimento das atividades agropecuárias. Por meio de ações nas comunidades, foi realizada a recuperação da barragem de dois açudes do assentamento e, com essa media, foi possível o armazenamento de água para atender às necessidades da população.
Já na categoria Reportagem Jornalística/Online, a matéria produzida pela jornalista Renata Moura, do jornal Tribuna do Norte, traz o novo ciclo de expansão da indústria de confecções do Rio Grande do Norte. A ideia de elaborar uma reportagem sobre as facções da costura surgiu após a decisão do Grupo Guararapes, maior grupo do ramo têxtil e de confecção de roupas da América Latina (com sede no Estado), de recorrer às pequenas fábricas para atender à crescente demanda de uma grande rede de lojas. Para encontrar empresas que suprissem essa falta, o governo estadual criou um projeto chamado Pró-Sertão. O objetivo era encontrar empresas que costurassem peças de roupas para a Companhia, oferecendo meios para que fosse possível estruturar e qualificar os trabalhadores. Assim, foi identificada a possibilidade de mostrar a realidade das pequenas indústrias e as oportunidades que seriam abertas em termos de emprego, de negócios e de movimentação da economia, por meio de um grande raio-x sobre a força e as fraquezas das pequenas indústrias terceirizadas.
O conteúdo jornalístico, que retratou a inclusão dos pequenos negócios na cadeia produtiva dos gigantes e elencou as oportunidades que esse processo traz a regiões economicamente frágeis, foi responsável pela sua classificação entre os melhores projetos na categoria.
Em sua quarta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), conquistou um dos seus melhores resultados. Mesmo com um período menor de inscrições - já que a partir desta edição o prêmio tornou-se anual - o volume de inscritos cresceu e a iniciativa consolidou-se nacionalmente, com a participação de 21 Estados brasileiros, em relação aos 19 do ano anterior. O número de municípios participantes quase dobrou, de 56 na edição anterior para 91 neste ano. No total, foram 278 inscritos e 46 finalistas.
A cerimônia de premiação será conduzida pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e contará com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. A data do evento será anunciada em breve.
O principal critério avaliado é a inovação, tema central da proposta. Também fazem parte da avaliação os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pelo Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade no Varejo da Fundação Dom Cabral.
Princípios do Varejo Responsável
São constituídos por 16 elementos construídos como resultado dos trabalhos de pesquisa e de validação de conteúdo realizados pelo Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, e que representam uma sugestão de conduta a ser adotado pelas empresas em suas práticas sustentáveis. Confira no site oficial do prêmio www.fecomercio.com.br/sustentabilidade os detalhes de cada um dos 16 Princípios do Varejo Sustentável.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/rio-grande-do-norte-e-finalista-do-4o-premio-fecomercio-de-sustentabilidade