Sustentabilidade
22/02/2014São Paulo terá mais ecopontos em 2014
Locais estão aptos a receber entulho, além de móveis, podas de árvore e materiais recicláveis

São Paulo conta hoje com 76 ecopontos distribuídos pelas quatro zonas da cidade (norte, sul, leste e oeste). Estes locais estão aptos a receber entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências. A ideia é evitar que os munícipes joguem o entulho e outros materiais recicláveis de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças – o que tem gerado sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e para a população, que está perdendo espaços de lazer e recreação.
Conforme os dados mais recentes disponibilizados no portal da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), órgão da Prefeitura de São Paulo, de janeiro a julho de 2013 foram deixados em todos os ecopontos da cidade o total de 250.612,07 m³ em resíduos. Apenas em julho foram recolhidos 35.330,87 m³.
Este número vem evoluindo a cada ano. Em 2010, foram recolhidos em todas as unidades 123.500 m³ de resíduos. No ano seguinte, o total coletado passou para 223.809,90 m³ e em 2012 somou 399.018,80 m³.
Para este ano, a Secretaria de Serviços e a Amlurb, responsáveis pela gestão dos espaços, pretendem inaugurar outros 21 e reativar a unidade Ecoponto Pari, na Mooca, informa a assessoria de imprensa da pasta. Em fevereiro, entraram em funcionamento dois espaços: a unidade Osvaldo Valle Cordeiro, na Cidade Líder, que integra a região da subprefeitura de Itaquera, e o Ecoponto Giovanni Gronchi, no Morumbi, bairro que faz parte da área sob gerência da subprefeitura Butantã.
Em 2013, a Secretaria, com o apoio da Amlurb, atingiu a meta de 18 unidades abertas durante o ano. Até 2016, o objetivo é colocar em funcionamento mais 45 ecopontos, totalizando 143 unidades.
A população poderá depositar o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. São aceitos entulho (que não deve ultrapassar o volume de até 1 m³) e resíduos recicláveis como papéis, jornais, revistas, embalagens plásticas, de vidro, metálicas e recicláveis em geral, além de e grandes objetos, como móveis e poda de árvores. No entanto, não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes e resíduos hospitalares.
Todos os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-7777156.
Para conferir a relação dos endereços dos ecopontos em São Paulo, clique aqui.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/sao-paulo-tera-mais-ecopontos-em-2014