Sustentabilidade
10/06/2014São Sebastião constrói novo bairro com baixo impacto na natureza
Bairro finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade conta com a participação dos moradores para manter a responsabilidade socioambiental da região

Construir um novo bairro com baixo impacto na natureza e preparar os novos moradores para multiplicar as ações socioambientais foram as premissas que deram origem ao Programa de Desenvolvimento Comunitário da Jardins Mangueiral, criado na cidade de São Sebastião, nos arredores de Brasília. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Grande Empresa.
O novo espaço foi desenvolvido para não só receber 32 mil pessoas de baixa renda, mas também criar oportunidades de fortalecimento econômico, cultural e social na região, conhecida por ser uma cidade-dormitório. O conjunto habitacional é fruto de uma parceria público-privada entre o governo e a Jardins Mangueiral Empreendimentos Imobiliários, que criaram, juntos, toda a estrutura do bairro. Para dar impulso ao programa, a participação da comunidade foi essencial, como explica a analista responsável pela área de sustentabilidade do projeto, Tayná Haudiquet.
"Por ser um novo bairro, deverá gerar grandes impactos na região, como o aumento do fluxo de trânsito e o diálogo de culturas diferentes. Por isso, decidimos preparar essas pessoas não só pelo viés ambiental, mas também cultural e de geração de renda, principalmente por São Sebastião ser uma cidade de baixa renda", assinala Tayná.
O método utilizado na construção do bairro planejado reduziu em 90% o impacto ambiental. Além disso, a mão de obra contratada foi local, estimulando a economia da região.
Com a entrega das unidades habitacionais, os moradores passaram a ser inseridos efetivamente nas ações de responsabilidade socioambiental por meio de conscientização sobre a importância da coleta seletiva; de palestras de cidadania; de oficinas de artesanato e teatro; de formação em sustentabilidade; de alfabetização de adultos; e de eventos culturais, além de outras atividades que visam estimular a população. O espaço ainda conta com um centro de inclusão digital e ambiental, com 11 computadores, acesso a internet e dois professores, que lecionam para a comunidade.
Quando as obras forem totalmente concluídas, o projeto espera ter capacitado os moradores para que eles próprios deem prosseguimento às ações. "O principal foco é conseguirmos criar multiplicadores para quando a construtora sair do local, a ação continuar e os moradores terem conhecimento e incentivo para manter isso", finaliza.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/sao-sebastiao-constroi-novo-bairro-com-baixo-impacto-na-natureza