Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Seis pontos essenciais para assumir um negócio em funcionamento

Entre os fatores elencados pela FecomercioSP estão o potencial do empreendimento, o valor da empresa e o investimento necessário

Ajustar texto A+A-

Seis pontos essenciais para assumir um negócio em funcionamento

Seis pontos fundamentais precisam ser levados em conta por quem deseja adquirir uma empresa que já está funcionando. A FecomercioSP detalha quais são e como lidar com esses fatores para obter sucesso no empreendimento.

Cabe ressaltar que para setores mais complexos, que exigem um nível de conhecimento técnico mais específico, é sempre recomendávela consulta a um especialista para mitigar possíveis problemas que poderão ocorrer no futuro.

Além disso, o acompanhamento de dados sobre o segmento, divulgados por institutos de pesquisa e por entidades de representação, é um bom termômetro para o sucesso na compra de um novo negócio.

Confira:

Potencial da empresa
De posse das informações sobre a empresa que deseja comprar, analise todos os dados financeiros fornecidos e verifique se ela apresenta potencial de crescimento em longo prazo. Geralmente, companhias que passam por dificuldades costumam apresentar problemas relacionados à gestão do negócio. Dessa forma, se ela estiver instalada em um bom ponto comercial e possuir uma boa equipe de vendas e sólida carteira de clientes, o seu potencial de crescimento justificará os investimentos realizados.

Valor do negócio
Com base nos resultados financeiros da empresa (e considerando todos os passivos e ativos), é possível realizar uma avaliação patrimonial e descobrir qual o verdadeiro valor do negócio. Outra forma de levantar essa informação é pelo fluxo de caixa descontado, que consiste na projeção de receitas menos as despesas no período de cinco anos. A contratação de um profissional especializado pode contribuir para encontrar o valor real do negócio à venda.

Análise das finanças
Analise o impacto de cada tipo de gasto no faturamento, como o peso da folha de pagamento ou de custos operacionais. Se for possível reduzir os gastos, a lucratividade vai aumentar naturalmente. Outra possibilidade é cortar os desperdícios com fornecedores e melhorar o controle de estoques.

Investimento
Para calcular quanto investir, é necessário avaliar se o ponto comercial precisa de reforma e a necessidade de renovação dos equipamentos e de softwares de gestão, bem como o nível dos estoques. Com esse balanço, será possível estimar o investimento essencial ao assumir o negócio.

Certidões negativas
Exija do proprietário todas as certidões negativas possíveis dos últimos cinco anos. Verifique também se os pagamentos de impostos e encargos sociais estão em dia. É importante saber se a empresa tem débitos trabalhistas, se os funcionários estão regularizados e se não há excesso de horas extras. Certifique-se também de que não existam problemas nos contratos de locação e de fornecedores.

Controle da empresa
Após a apuração de todos os valores e da regularização de pendências anteriores, é hora de assumir o controle do negócio. Antes da assinatura do contrato de compra e venda, verifique se foi estabelecida a cláusula de não competição com o vendedor, que já conhece o mercado e os clientes.

Fechar (X)