Imprensa
05/11/2014Seminário, em 19/11, sobre exportação para PMEs tem inscrições abertas
Além de conhecer cases de sucesso, os empresários receberão orientações de como atuar no mercado externo

O cenário exportador atual e como ingressar ou operar melhor nessa área serão discutidos por especialistas no seminário internacional “Pequenas e médias empresas líderes em exportação: o segredo de seu sucesso”, patrocinado pela UPS Brasil e organizado pela Fecomercio Internacional, no dia 19/11. O evento é gratuito e dirigido aos pequenos e médios empresários da área de exportação, e também ao empresários com interesse e/ou na iminência de entrar nesse mercado, nos diversos setores da economia. As inscrições online para o encontro estão abertas e podem ser feitas aqui, até às 12h00 de terça-feira (18). Mas as inscrições permanecerão abertas no local do evento.
A abertura do seminário será feita pelo chefe do escritorio de representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Fernando Mello Barreto. E, além das apresentações do consultor internacional da RGX, Luiz Carlos Barboza, e da country manager da UPS Brasil, Nadir Moreno, também haverá um painel da Fecomercio Internacional. O encontro acontece no dia 19/11, das 8h30 às 13 horas, na sede da FecomercioSP, Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista.
Recente estudo encomendado pela UPS e realizado pela RGX Global Export Network, analisou as melhores práticas para exportação entre as principais pequenas e médias empresas na América Latina. O relatório, “The UPS Business Monitor™ Export Index Latin America (BMEI)”, indica alguns fatores fundamentais para o sucesso dessa empresas, entre eles a parceria com um provedor de logística multifuncional, a realização de pesquisas, o aproveitamento dos incentivos existentes e a implementação de preços competitivos.
Os oito principais países pesquisados no estudo incluem Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru. Confira abaixo algumas das metodologias utilizadas pelas PMEs de sucesso apontadas no estudo e que serão tema de discussão no seminário:
- Escolher o parceiro correto de logística
Escolher as soluções de logísticas adequadas para atender às exigências dos compradores internacionais. A parceria com um parceiro de logística que tem recursos internacionais e experiência comprovada em gestão de cadeia de suprimentos, incluindo corretagem, implementação de transporte multimodal, e contratos de logística, entre outras soluções, permitirá que as PMEs aumentem o seu negócio. Além disso, podem construir cadeias de abastecimento mais eficientes, gerenciar as exigências aduaneiras e estruturas tributárias que se aplicam às exportações, que são consideradas pelas PMEs como barreiras para seu crescimento internacional;
- Planejamento e Pesquisa
Uma estratégia para entrar em novos mercados de exportação, é realizar alguma forma de análise de pesquisa para avaliar oportunidades de negócios. A maioria das PMEs criou um departamento interno dedicado especificamente à gestão de exportações dentro de sua organização. Além disso, como forma de minimizar os custos e aproveitar os recursos existentes no mercado, a maioria dos participantes da pesquisa firmou uma parceria com entidades do setor público e privado para obter os dados da indústria;
- Descontos e preços competitivos
Descontos e preços competitivos são uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de produtos. Os descontos são oferecidos com base no volume comprado e realização de pedidos antecipados. Os descontos promovem incentivos adicionais para a fidelidade do cliente e compras futuras;
- Certificação de produto
A fim de conduzir os negócios de exportação com sucesso, a maioria das PMEs obteve certificações de produtos de entidades externas, para gerenciar padrões de qualidade de produtos e oferecer serviços de valor agregado. Certificações do produto ajudam a atestar o cumprimento das exigências de vendas para os seus produtos nos mercados locais e estrangeiros;
- Financiamento
O estudo indicou que as PMEs que precisam de financiamento privado podem considerar a ajuda de organizações locais de exportação que normalmente têm acesso a recursos financeiros respeitáveis;
- Promoção e comunicação
As PMEs exportadoras de sucesso recomendam ter um intermediário no país de destino, que pode promover serviços e obter contatos para impulsionar as vendas. Além disso, estabelecer uma presença em plataformas de mídia social é considerado uma estratégia eficaz para maior promoção. E mais, a participação em conferências globais importantes pode ajudar a aumentar a exposição da marca de produtos e serviços entre o público-alvo.
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