Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Setor de serviços passa por recuperação dos postos de trabalho no Estado de São Paulo

Empresários devem contratar de acordo com a legislação trabalhista e as novidades trazidas pela modernização das leis do trabalho; veja as dicas da FecomercioSP

Ajustar texto A+A-

Setor de serviços passa por recuperação dos postos de trabalho no Estado de São Paulo

Os melhores resultados foram constatados em restaurantes e nos serviços combinados para apoio a edifícios
(Arte: TUTU)

Este e o próximo ano serão de recuperação dos postos de trabalho perdidos no setor de serviços no Estado de São Paulo nos anos de 2015 e 2016. Apesar da projeção positiva, esse processo trará desafio aos empresários para que eles contratem corretamente de acordo com a legislação trabalhista e as novidades trazidas pela modernização das leis do trabalho.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) recomenda que, ao abrir novas vagas, a empresa detalhe claramente os objetivos da função, as características desejadas da mão de obra e que pratica salário em patamares do mercado. Além disso, quando possível acrescente diferentes benefícios para atrair talentos, utilize métodos tecnológicos para seleção, ouça as indicações de bons funcionários e avalie se o caixa atual e as projeções de vendas são suficientes para realizar novas contratações.

Veja também:
Confiança do consumidor inicia processo de retomada gradual
Expectativa para o Natal altera positivamente resultados do Índice de Estoques
Varejista paulista deve avaliar oportunidade de contratar temporários

Nos primeiros nove primeiros meses do ano, o setor de serviços gerou mais de 146,4 mil vagas, segundo apurou a Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo (PESP Serviços). O período é o melhor desde 2014, e os destaques ficaram por conta dos setores educacionais (32.612 vagas), administrativos (26.858 vagas) e serviços médicos, odontológicos e sociais (25.734 vagas). Especificamente, nesses três grupos, ressaltaram-se as atividades do ensino fundamental (7.567 vagas), atendimento hospitalar (7.693 vagas) e serviços de apoio à edifícios (4.414 vagas).

Em setembro, 15.368 novos empregos formais foram preenchidos no setor de serviços do Estado de São Paulo. É o terceiro mês seguido que o mercado de trabalho formal cresce. Com esse resultado, o estoque do setor paulista atingiu 7.447.827 vínculos empregatícios celetistas, sendo que todos os grupos observados possuíram crescimento do emprego com carteira assinada. Entre os melhores resultados, destacaram-se os serviços de alojamento e alimentação (3.065 vagas) e os serviços administrativos e complementares (2.941 vagas). Destaque para os restaurantes (2.170 vagas) e os serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais (991 vagas). Considerando apenas os resultados apurados nos meses de setembro, observa-se que o dado de 2018 é o melhor desde 2013.

Desempenho regional
Em setembro, em todas as regiões paulistas houve mais admissões que desligamentos no setor de serviços. Por número de vagas, os melhores resultados foram registrados na capital (4.370 vagas), no Litoral (1.635 vagas) e na região de Campinas (1.186 vagas).

Capital
O setor de serviços da capital paulista gerou 4.370 vagas no mês de setembro. Os dois grupos de atividades que mais se destacaram: serviços de alojamento e alimentação (1.397 vagas) e serviços profissionais, científicos e técnicos (877 vagas).

Fechar (X)