Sustentabilidade
11/03/2014Telha solar é alternativa para painéis fotovoltaicos
Modelo promete ganhos estéticos e de eficiência

Duas empresas italianas uniram-se na criação de uma alternativa para o uso de painéis fotovoltaicos na conversão de energia solar em eletricidade. A Area Industrie Ceramiche e a REM desenvolveram a Tegola Solare, uma telha que possui componentes mais leves capazes de gerar tecnologia solar em materiais convencionais.
O produto é uma opção para consumidores que buscam soluções mais discretas no uso de energia renovável. As telhas solares, além de gerarem ganhos estéticos, prometem maior eficiência se comparadas aos painéis convencionais.
A Tegola Solare conta com quatro células fotovoltaicas e, em caso de danos, pode ser substituída sem afetar as demais unidades, sendo modular do telhado tradicional. A tecnologia desenvolvida pelas empresas italianas possui fiação que segue sob o telhado para o conversor.
Uma área de 40m² composta pelas telhas solares é capaz de gerar cerca de 3kw de energia. Apesar disso, a instalação dessa alternativa é ainda mais cara do que os painéis convencionais, que custam a partir de R$ 17 mil no Brasil.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/telha-solar-e-alternativa-para-paineis-fotovoltaicos