Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Tijolo sustentável reaproveita lodo, casca de arroz e cinzas

Produto barateia o material de construção e dá novo destino a resíduos sólidos

Ajustar texto A+A-

Tijolo sustentável reaproveita lodo, casca de arroz e cinzas

Lodo de tratamento de água, casca de arroz e cinzas da queima de lenha deixaram de ir para o lixo e deram origem a um tijolo sustentável, criado pela engenheira civil Elisandra de Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB).

O material de construção, geralmente composto por argila, ganhou 25% dessas matérias-primas, até então sem utilidade, na composição. O método, além de dar um novo destino para resíduos da região, barateia o produto, de acordo com a pesquisadora responsável.

Elisandra fez questão de buscar nas proximidades resíduos abundantes e que precisavam ganhar uma nova serventia. Dessa maneira, o produto resolveria o problema ambiental do descarte irregular dos materiais, além de compor um tijolo sustentável, com custo mais baixo.

As matérias-primas escolhidas, lodo, casca de arroz e cinzas, foram misturadas com argila e água, resultando em um tijolo resistente. O projeto foi apresentado como tese de doutorado da pesquisadora e busca ser viabilizado no futuro para uso de empresas brasilienses.

Fonte: EcoD

Fechar (X)