Sustentabilidade
24/02/2014Tijolo sustentável reaproveita lodo, casca de arroz e cinzas
Produto barateia o material de construção e dá novo destino a resíduos sólidos

Lodo de tratamento de água, casca de arroz e cinzas da queima de lenha deixaram de ir para o lixo e deram origem a um tijolo sustentável, criado pela engenheira civil Elisandra de Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB).
O material de construção, geralmente composto por argila, ganhou 25% dessas matérias-primas, até então sem utilidade, na composição. O método, além de dar um novo destino para resíduos da região, barateia o produto, de acordo com a pesquisadora responsável.
Elisandra fez questão de buscar nas proximidades resíduos abundantes e que precisavam ganhar uma nova serventia. Dessa maneira, o produto resolveria o problema ambiental do descarte irregular dos materiais, além de compor um tijolo sustentável, com custo mais baixo.
As matérias-primas escolhidas, lodo, casca de arroz e cinzas, foram misturadas com argila e água, resultando em um tijolo resistente. O projeto foi apresentado como tese de doutorado da pesquisadora e busca ser viabilizado no futuro para uso de empresas brasilienses.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/tijolo-sustentavel-reaproveita-lodo-casca-de-arroz-e-cinzas