Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Turismo sustentável receberá Selo Verde em Ilhabela

Finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade auxilia empreendedores de Ilhabela a conquistar Selo Verde

Ajustar texto A+A-

Turismo sustentável receberá Selo Verde em Ilhabela

A busca por aprimorar a qualidade e a competitividade dos estabelecimentos comerciais de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, resultou em uma ação da Associação Comercial da cidade para estimular também o desempenho nas áreas ambiental, sociocultural e econômica. A medida visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, especialmente no tocante às atividades turísticas, por meio da utilização racional dos recursos naturais, conservação do patrimônio sociocultural e preocupação com a qualidade de vida das pessoas.

O Programa de Responsabilidade Socioambiental da Associação Comercial de Ilhabela foi proposto pela empresa de consultoria Conecta (cuja razão social é Azimuth), que atua na região do litoral norte de São Paulo desde 2007. A meta é preparar os estabelecimentos para atenderem aos requisitos e critérios técnicos de gestão ambiental e de responsabilidade social, qualificando o empreendimento para o processo de certificação. Ao final do programa, eles estarão aptos a receber o Selo Verde, certificação de turismo sustentável fornecida pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Microempresa.

As etapas de implementação do programa incluem o diagnóstico da situação e a elaboração dos manuais de boas práticas para os negócios locais, distribuídos entre os segmentos de hospedagem, gastronomia, comércio, serviços e passeios. “O período de implantação do programa nas empresas dura cerca de um ano. Até o momento, temos 48 empresas cadastradas, em variadas etapas, e as cinco primeiras que já cumpriram os requisitos passarão pela auditoria ainda no primeiro semestre”, relata o responsável pelo projeto na Conecta, Arturo Justicia.
 
Os empreendimentos interessados em participar contam com o apoio da consultoria, que realiza visitas técnicas presenciais e oferece uma plataforma web para educação a distância. A plataforma é utilizada como ferramenta de treinamento, comunicação, avaliação, gestão e compartilhamento de arquivos. “Existem vários tipos de certificação. Quando falamos em certificação ambiental, consideramos as normas do ISO 14000 de gestão ambiental. Existem alguns tipos de certificação específica para algumas áreas, como o turismo, para o qual existe a norma técnica 15401 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Montamos todo o programa baseado nessa certificação”, explica Justicia.

Fechar (X)