Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

“UM BRASIL em charges” chega ao Senac São Paulo

Acervo conta com 37 ilustrações assinadas pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Alberto Benett e Jean Galvão

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 30 de janeiro de 2019 – A exposição UM BRASIL em charges, assinada pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Alberto Benett e Jean Galvão, ganhou um formato itinerante e, a partir de 5 fevereiro, estará aberta ao público no Senac São Paulo, na unidade São Miguel Paulista. Ao longo de 2019, a exposição percorrerá outras unidades da instituição.
 
A produção das peças teve início em junho de 2016, com o intuito de ilustrar parte do material do UM BRASIL, uma plataforma de conteúdo analítico que conta com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
 
O acervo da mostra é composto por 37 ilustrações que tratam de temas variados, como crise econômica, peso do Estado, necessidade de reforma no Poder Judiciário, escalada dos gastos públicos, entre outros, incorporando leveza e humor a assuntos do cotidiano nacional, por vezes, controversos. Além dos desenhos, também há trechos de entrevistas marcantes produzidas pelo UM BRASIL, que discute a realidade brasileira de forma apartidária em diferentes aspectos.
 
A exposição é gratuita e estará aberta ao público até 30 de março de 2019 na unidade mais nova da rede Senac São Paulo. Por meio da mostra, a instituição quer ampliar os canais de construção do conhecimento, reforçando o seu compromisso com o diálogo, por meio de todas as formas de expressão, para aproximar a sala de aula às múltiplas realidades do mundo.
 
Serviço:
Exposição UM BRASIL em charges
Data: de 5 de fevereiro de 2019 a 30 de março de 2019
Local: Senac São Miguel Paulista – Avenida Marechal Tito, 1.500 – São Miguel Paulista
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábado, das 8h às 14h
 
Sobre os autores
Adão Iturrusgarai é cartunista, ilustrador e artista plástico brasileiro. Vive entre Argentina e Brasil. Seus trabalhos são publicados no jornal Folha de S.PauloLe Monde Diplomatique e UM BRASIL. Tem mais de 20 livros publicados em vários idiomas. Em setembro de 2017, na Bélgica, participou do Festival Internacional de Quadrinhos e fez uma exposição com originais de quadrinhos e pinturas.
 
Caco Galhardo é cartunista e roteirista. Publica diariamente tiras para o jornal Folha de S.Paulo, possui nove livros publicados, além de colaborar para publicações como Piauí The Economist e o canal UM BRASIL. Alguns de seus personagens já viraram animações e sua personagem "Lili, a ex" foi adaptada para a premiada série de ficção, de mesmo título, estrelada pela atriz Maria Casadevall. Também escreve para teatro, com três peças montadas entre 2010 e 2017. Sua adaptação de clássico para quadrinhos, Dom Quixote Volume 2, foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2014, na categoria ilustração.
 
Alberto Benett é jornalista e chargista e vive em Curitiba. Publica charges na Folha de S.Paulo e no Canal Um Brasil. É autor do livro Amok – cabeça, tronco e membros, lançado pela Mórula Editora. Em 2019 lançou o portal de notícias Plural.jor.br.
 
Jean Carlos Galvão, cartunista há 26 anos, iniciou sua carreira fazendo cartuns para sindicatos e charges diárias em jornais no interior de São Paulo. Já foi premiado no Salão Internacional de Piracicaba, além de conquistar três prêmios Vladimir Herzog de Direitos Humanos.Possui trabalhos publicados nos periódicos Veja,SuperinteressantePlayboyGlossNova EscolaRunnersNational Geographic Kids (EUA), Focus Junior (Itália) e Editora Abril (Brasil), Folha de S.Paulo, UM BRASIL, entre vário outros. É autor do livro de tiras  (editora Leya/ Barba Negra) e Sombrinhas (Companhia das Letrinhas).
 
Sobre UM BRASIL
É uma plataforma multimídia mantida pela FecomercioSP e composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo de UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivos resgatar os debates político, econômico e social no País; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade; e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações. O material está disponível no site www.umbrasil.com.

Fechar (X)