Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Varejo da região de São José do Rio Preto cria 285 empregos formais em julho e estoque atinge 79.473 trabalhadores

Segundo pesquisa da FecomercioSP, na comparação com julho de 2016, houve leve alta de 0,1% no estoque total de empregados no varejo da região

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 9 de outubro de 2017 – Em julho, o comércio varejista na região de São José do Rio Preto criou 285 postos de trabalho, resultado de 2.531 admissões contra 2.246 desligamentos. No acumulado dos últimos 12 meses, foram gerados 108 empregos com carteira assinada, o que representa uma alta de 0,1% no estoque de empregos em relação a julho de 2016. Com isso, o varejo da região encerrou o mês com 79.473 trabalhadores.

As informações são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Entre as nove atividades pesquisadas, apenas os segmentos de lojas de móveis e decoração (4,7%), supermercados (2,6%) e farmácias e perfumarias (1,6%) apresentaram crescimento no estoque de empregos em julho na comparação com o mesmo mês de 2016. Já os recuos mais expressivos foram registrados pelas atividades de concessionárias de veículos (-3,7%), materiais de construção (-2%) e outras atividades (-1,7%).

Desempenho estadual
O comércio varejista no Estado de São Paulo voltou a criar empregos formais após dois meses seguidos de desempenho negativo. Em julho, foram abertos 6.205 postos de trabalho, resultado de 68.338 admissões contra 62.133 desligamentos. Foi o maior saldo de empregos desde novembro de 2016, mês caracterizado pela contratação de temporários, e apenas a segunda vez no ano em que o setor registrou mais admissões do que desligamentos. Assim, o varejo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 2.058.431 trabalhadores formais, leve queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2016. No acumulado dos últimos 12 meses, foram extintos 5.397 empregos com carteira assinada, porém, inferior ao verificado no mesmo período de 2016, quando foram extintos 69.407 vínculos formais.

Entre as nove atividades pesquisadas, apenas três apontaram crescimento no número total de empregos em julho na comparação com o mesmo mês de 2016: farmácias e perfumarias (2,5%); supermercados (1,7%); e autopeças e acessórios (0,5%). Por outro lado, os piores desempenhos foram registrados nos segmentos de concessionárias de veículos (-3,5%); lojas de vestuário, tecidos e calçados (-2,5%); e materiais de construção (-2,4%).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, dois aspectos denotam significativamente o bom momento do mercado de trabalho varejista, trazendo boas perspectivas neste início de segundo semestre após um início de ano muito difícil. Foi o maior saldo de empregos com carteira assinada para o mês de julho desde 2012. Ainda que os supermercados sejam responsáveis pela metade da geração de vagas no mês, houve uma difusão do bom desempenho, já que sete das nove atividades avaliadas registraram mais admissões do que desligamentos, e onde essa realidade não ocorreu, a extinção de vagas foi bastante residual.

Observando os dados por ocupações, as profissões com maior geração de vagas em julho foram as de vendedores e demonstradores (3.371 vagas) e de embaladores e alimentadores de produção (886 vagas).

Segundo a Entidade, ainda é cedo para falar em uma reação consolidada do emprego formal no setor, mas o bom número de julho traz perspectivas positivas para o restante do ano. Ainda que o resultado acumulado dos sete primeiros meses de 2017 seja negativo em pouco mais de 24 mil vagas, no trimestre de abril a junho houve praticamente uma estabilidade do estoque ativo de vínculos, sendo alterado positivamente e de forma significativa apenas em julho. Para a Entidade, espera-se que a abertura de postos de trabalho celetistas permaneça daqui para frente, dada a conjuntura mais favorável ao consumo das famílias, com inflação baixa, juros em queda e o próprio estancamento da evolução do desemprego, além da chegada do Natal, a data mais importante para o varejo.

Delegacia Regional Tributária São José do Rio Preto
Adolfo, Altair, Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d'Oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassitt, Bálsamo, Cajobi, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Embaúba, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Guapiaçu, Guaraci, Guarani d’Oeste, Ibirá, Icém, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira d’Oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pindorama, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubineia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara d’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urânia, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga.

Nota metodológica
A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP) analisa o nível de emprego do comércio varejista. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e nove atividades do varejo: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e lojas de departamento; materiais de construção; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecido e calçados; supermercado e outras atividades. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Fechar (X)