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Negócios

Varejo nacional deve perder R$ 13,8 bilhões com feriados em 2016

Impacto é de R$ 1 bilhão a menos na comparação com o ano passado e pode ser atribuído a queda nas vendas

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Varejo nacional deve perder R$ 13,8 bilhões com feriados em 2016

A criação de novos feriados ao longo dos anos e a elevação de custos às empresas que optam por abrir nesses dias são impactos
(PixAbay)

Em 2016, os feriados nacionais deverão provocar um impacto negativo de R$ 13,8 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Apesar do número expressivo, o impacto previsto deve ser 7% menor - R$ 1 bilhão a menos na comparação com o ano anterior. 

O número de dias de feriados tanto em 2015 como em 2016 é o mesmo. Serão 13 dias em que o varejo não abrirá ou abrirá parcialmente. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, no entanto, o que pode explicar essa redução das perdas é a trajetória de queda nas vendas do varejo prevista para este ano.

Entre as atividades analisadas, o setor mais impactado durante o ano será o de outras atividades, que responderá por cerca de 40% das perdas do comércio varejista com os feriados, e que corresponde ao comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, entre outros. Destacam-se também os segmentos de supermercados (28%) e farmácias e perfumarias (14%).

Segundo a Entidade, dois aspectos norteiam a questão dos feriados, que estão no calendário há décadas e merecem ser discutidos: a criação de novos feriados ao longo dos anos e a elevação de custos para as empresas que optam por abrir nesses dias. 

Para a FecomercioSP, a criação de novas datas é maléfica a todas as atividades econômicas, assim como o pagamento de encargos trabalhistas pelos estabelecimentos que optam pela abertura nos feriados. A Entidade defende a modernização das leis trabalhistas, já que o modelo atual prejudica tanto o empresário (com o aumento dos custos) quanto o empregado (que perde rendimentos ao deixar de obter as comissões sobre as vendas).

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