Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Mudanças em atividades cotidianas tornam a vida mais sustentável

Na rotina acelerada da vida moderna, escolhas conscientes são imprescindíveis na busca por um planeta mais equilibrado

Ajustar texto A+A-

Mudanças em atividades cotidianas tornam a vida mais sustentável

Por Deisy de Assis

O desenvolvimento sustentável, conceito apresentado em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), só é possível com o comprometimento de cada cidadão nas atividades mais corriqueiras, paralelamente às ações políticas e os avanços científicos.

“É preciso adquirir uma visão crítica do consumo – da compra de alimentos até a aquisição de bens – e das práticas do dia a dia”, argumenta a educadora ambiental Leila Maria Vendrametto, do Instituto 5 Elementos.

A jornalista Maria Helena Rodrigues conta que se atentou a isso há dois anos. “Leio o rótulo de tudo antes de comprar, para saber do que é feito e se há muitos impactos à natureza”, diz. Ela eliminou alimentos transgênicos e dá preferência aos orgânicos.

No que diz respeito às compras, Leila afirma que é preferível a escolha pelos in natura e a recusa por produtos com muitas embalagens. A quantidade é outro fator a ser observado, a fim de se evitar desperdícios. “Informe-se sobre quais são os alimentos da época, pois a produção de itens fora de temporada causa impactos no meio ambiente”, alerta.

O argumento de Leila é o mesmo para o consumo de água, energia elétrica, combustível e outros recursos. Tudo deve ser economizado na busca pelo equilíbrio.

Reaproveitando

A educadora do Instituto 5 Elementos sugere que seja adotado o conceito dos “5Rs” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar). “Isso vale para tudo. Roupas e calçados, por exemplo, podem ser trocados em feiras e bazares”, cita.

Colunista do site Coletivo Verde, a culinarista Nadia Cozzi menciona o reaproveitamento de partes de alimentos que costumam ser jogadas no lixo. “As folhas da cenoura e da beterraba podem virar refogados, bolinhos e até molhos para massas. Cascas de maça dão bons chás, assim como a casca do abacaxi cozida resulta em um suco.” 

Na limpeza da casa, a indicação é a redução do uso de produtos, utilizando itens naturais e mais baratos, como limão, bicarbonato e vinagre. “E para dar perfume à casa, ferva cascas de limão ou laranja com um pedaço de canela”, indica Nadia.

Ações de preservação ambiental e de sustentabilidade podem ser inscritas na 5ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Acesse aqui para obter mais informações e efetuar inscrição.

Fechar (X)