Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP, Secretaria do Meio Ambiente de SP, Cetesb, Abinee e Green Eletron assinam termo de compromisso de Logística Reversa de eletroeletrônicos

Ação conjunta permitirá que fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores possam aderir à iniciativa para receber produtos pós-consumo de seus clientes, tornando os consumidores protagonistas do processo

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 17 de outubro de 2017 - A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) assinaram com a Green Eletron, gestora criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o termo de compromisso para a Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico. Também assinaram como anuentes a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho de Sustentabilidade, e a Abinee. A assinatura foi realizada nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, na sede da SMA, em São Paulo.

A partir desta semana, terá início uma campanha para coleta de eletroeletrônicos da linha verde em diversos municípios do Estado de São Paulo, contando com no mínimo 16 pontos de recebimento fixos, nos quais a população poderá descartar de maneira ambientalmente adequada produtos como aparelhos de telefone, celulares, videogames, acessórios eletrônicos, câmeras de foto e vídeo, impressoras, desktops, laptops, tablets, notepads, e-readers e similares. O material será encaminhado para seleção, desmonte e reciclagem a fim de que volte novamente para a fabricação de novos aparelhos. Os pontos de recebimento de eletroeletrônicos podem ser acessados pelo site: https://www.greeneletron.org.br/descartegreen.

Essa campanha para envolvimento da população é a primeira etapa da implantação do sistema de Logística Reversa proposto pelo termo de compromisso, durante os primeiros seis meses de vigência. Finalizado esse período, a Green Eletron deverá elaborar um relatório de avaliação dos resultados. Com base nesse diagnóstico inicial, será feito o cronograma de expansão, seguindo critérios para a definição de outros pontos de recebimento no comércio e/ou locais alternativos, visando ao estabelecimento gradual de um sistema de Logística Reversa permanente para os produtos eletroeletrônicos de uso doméstico em todo o Estado de São Paulo.

O detalhamento da segunda etapa do sistema vai considerar, com força de lei, o grau de participação e as obrigações legais dos integrantes e responsáveis pelo ciclo de vida do produto, em especial fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores. O termo de compromisso tem vigência de quatro anos.

Na cerimônia de assinatura, o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, ressaltou que atividades de reciclagem e de Logística Reversa se fortalecem quando encontram viabilidade comercial. "Alguns produtos já têm destinação final - por isso não vemos mais latinhas de alumínio por aí. Com o avanço tecnológico, outras áreas serão desenvolvidas e se transformarão em novos negócios", disse Goldemberg.

Além disso, Goldemberg também destacou a criação de uma entidade gestora para operacionalizar o projeto. "Quando é feito um convênio e se assina de boa-fé com a concordância dos grupos envolvidos, definitivamente é um grande avanço. A FecomercioSP tem interesse de ver ações desse tipo irem para frente e, por isso, trabalha para facilitar esses entendimentos."

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, falou que a iniciativa é parte de um grupo de ações que têm o objetivo de permitir a reutilização ou destinação final de produtos após o término de seu tempo de vida. "São pequenos passos, mas, diante dos problemas que o mundo vive, enfrentando as mudanças climáticas, exigem de nós minimizar a equação que estamos vivendo: a velocidade de retirada dos recursos naturais é maior do que a velocidade de reposição. Se não soubermos minimizar essa equação, corremos o risco de não sermos generosos com as gerações futuras", disse Brusadin.

A FecomercioSP possui uma plataforma de Logística Reversa (https://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa) que auxilia consumidores, empresas e sindicatos na adoção da Logística Reversa, e quaisquer dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: logisticareversa@fecomercio.com.br, que serão respondidas pela equipe da Federação.

Fechar (X)