Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Programa de compostagem pretende incentivar coleta seletiva em Foz do Iguaçu

Projeto finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade incentiva a coleta seletiva em escolas municipais

Ajustar texto A+A-

Programa de compostagem pretende incentivar coleta seletiva em Foz do Iguaçu

A educação ambiental e a coleta seletiva foram as bases do PIC – Programa de Incentivo à Compostagem –, desenvolvido pela estudante Sandra Soares Teixeira como trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Ambiental em Municípios, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Foz do Iguaçu. O projeto é finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Academia, entre os estudantes.

O objetivo foi desenvolver um programa sustentável de gestão de resíduos sólidos para as escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu, visando incentivar a coleta seletiva e aproveitar os resíduos sólidos orgânicos por meio de compostagem. “A cidade não tem coleta seletiva. Vai tudo para o aterro”, explica Sandra.

O objeto de estudo foi a Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, que recebeu 14 lixeiras para coleta seletiva e uma composteira, para transformar os resíduos em adubo para posterior utilização na horta montada no terreno da instituição de ensino. 

Na ausência de uma coleta seletiva oficial do município, um agente ambiental ficou responsável pela coleta dos resíduos recicláveis gerados na escola. O material é encaminhado para uma cooperativa de triagem e reciclagem, mantida por catadores. Com a implantação do PIC, apenas 20% dos resíduos gerados pela escola passaram a ser dispostos no aterro da cidade. 

O programa também mudou a paisagem da escola, que foi contemplada com um projeto paisagístico envolvendo plantas de fácil cultivo e alta resistência, doadas, em sua maioria, pelo Refúgio Biológico Bela Vista e pela Associação de Orquidófilos de Foz do Iguaçu. Na parte da horta, após 45 dias de cultivo, os alunos colheram e levaram para casa aproximadamente 80 pés de alface crespa. 

O Programa de Incentivo à Compostagem contou com a parceria de uma instituição de ensino técnico – o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu. Os trabalhos serviram como parte do estágio necessário à formação dos alunos do curso técnico. A experiência foi tão bem-sucedida que o Centro decidiu dar continuidade ao projeto e incorporá-lo ao programa de estágio dos alunos. “A partir de agora, os alunos do curso técnico serão os multiplicadores, levando o PIC a outras escolas municipais”, explica Sandra. Foz do Iguaçu tem 52 escolas municipais, que não contam com um plano regular para gerenciamento de resíduos sólidos. 

Fechar (X)