Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Conselho de Assuntos Tributários

Proposta impõe crime de improbidade a governo que não editar legislação tributária anual

Projeto também institui prazo para definição das obrigações acessórias que devem ser cumpridas somente a partir do ano seguinte

Ajustar texto: A+A-

Proposta impõe crime de improbidade a governo que não editar legislação tributária anual

Outro projeto prevê impedir alteração ou implementação de legislação tributária por meio de medida provisória
(Arte: TUTU)

Em função da edição recorrente de normas tributárias, cumprir todas as obrigações relacionadas ao pagamento de impostos não é tarefa fácil para o contribuinte. Essa situação não deveria ocorrer, uma vez que o Código Tributário Nacional (CTN) determina que os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios consolidam a legislação tributária de sua competência até o dia 31 de janeiro de cada ano. Contudo, como não há sanção em caso de descumprimento, a lei é ignorada.

Sabendo que a consolidação anual da legislação tributária facilitaria o cumprimento das regras por parte dos contribuintes, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) defende que, em caso de omissão, o chefe do Executivo – presidente, governador ou prefeito – responda por crime de improbidade administrativa. Impor a sanção se mostra indispensável para o pleno cumprimento da lei.

Atualmente, com a edição de diversas medidas avulsas, o contribuinte não consegue acompanhar toda a legislação tributária, de modo que, vez por outra, comete erros que poderiam ser evitados caso as normas fossem consolidadas e se mantivessem inalteradas durante determinado período.

Veja também:
Proposta de simplificação tributária prevê pagar tributo com crédito de outro
Projeto estabelece regras para abordagem fiscal nas empresas
Proposta determina prazo de 120 dias para Receita esclarecer dúvida tributária
Projeto obriga Receita Federal a divulgar os critérios de malha fina do IRPF

A imputação da sanção por improbidade administrativa ao chefe do Poder Executivo que não apresentar o decreto até 31 de janeiro de cada ano integra os 11 anteprojetos de simplificação tributária elaborados pelo jurista Ives Gandra Martins e pelo ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel, em um trabalho conjunto dos conselhos Superior de Direito e de Assuntos Tributários da FecomercioSP. As propostas, que servem de alternativa à Reforma Tributária, podem ser implementada por alterações ou acréscimos ao CTN.

Obrigações acessórias

Também faz parte da proposta um anteprojeto que institui o prazo de até 30 de junho para definição das obrigações acessórias que devem ser cumpridas no ano seguinte. Na atualidade, novos procedimentos relacionados à apresentação de documentação e à realização de exigências burocráticas impostas pelos fiscos federal, estaduais e municipais são estabelecidos rotineiramente.

Ao impor a data-limite de 30 de junho para a adoção de novas obrigações acessórias, as quais entram em vigor somente no ano seguinte, o contribuinte tem seis meses para se adaptar às regras, o que contribui para reduzir a ocorrência de erros com a parte burocrática que envolve os impostos no País.

Para saber mais sobre as propostas de desburocratização, confira a edição n.º 62 da revista C&S.

A revista Problemas Brasileiros, na edição n.º 452, traz reportagens sobre a carga tributária brasileira e o retorno dos recursos arrecadados aos contribuintes. A publicação pode ser encontrada nas melhores bancas e livrarias do País.

 

Fechar (X)