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Conselho de Economia Digital e Inovação

FecomercioSP articula para evitar paralisação das atividades públicas nos municípios durante a realização dos jogos do Brasil na Copa

Empresas estão preocupadas de que possível interrupção dos serviços possa afetar entregas da Black Friday

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FecomercioSP articula para evitar paralisação das atividades públicas nos municípios durante a realização dos jogos do Brasil na Copa
As empresas vêm ajustando as suas operações para proporcionar a melhor experiência de compra ao consumidor (Arte: TUTU)

Os comerciantes do varejo físico e do comércio eletrônico estão receosos com a possibilidade de interrupção dos serviços públicos neste período de Black Friday, em razão dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Esta pausa poderá ter impactos negativos significativos nas entregas, em especial no que diz respeito ao aumento dos custos, à extensão dos prazos de entrega e à redução da capacidade de as empresas atenderem ao volume de compras.

O Conselho de Economia Digital e Inovação (CEDI), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), solicita que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomende, aos municípios, a não paralisação das atividades dos serviços públicos locais, principalmente durante a realização dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. A manutenção da atividade do transporte de cargas e mercadorias, durante a referida data, é de extrema importância. A CNM é uma entidade representativa com grande influência nos governos regionais. 

Considerado um dos principais períodos de vendas para o varejo, os negócios efetivados de quinta a domingo, na Black Friday, em 2021, atingiram R$ 5,8 bilhões, alta de 1,7% em comparação a 2020, de acordo com dados da Nielsen/Ebit.   

Neste sentido, cabe destacar que o período é fomentado pelo pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, importante fonte de recurso para os consumidores adquirirem bens duráveis ou de consumo. Dados da FecomercioSP mostram que, nos últimos cinco anos, novembro se estabeleceu como o segundo mês de vendas mais intensas para a maioria das atividades varejistas, perdendo apenas para dezembro, época natalina. 

Para a Black Friday deste ano, há fatores importantes que precisam ser considerados – como o cenário internacional, o ambiente pós-eleitoral no Brasil e a realização da Copa do Mundo. Sendo assim, este cenário, de alguma forma, traz certo grau de incerteza ao ambiente de negócios, podendo comprometer as estimativas para a data. 

As empresas vêm ajustando as suas operações para proporcionar a melhor experiência de compra ao consumidor, como a entrega de produtos em prazos mais curtos, fretes diferenciados (inclusive com gratuidade), entre outras condições e outros benefícios desenvolvidos para tal finalidade. 

Em contato com a CNM, o CEDI reitera que, caso haja alguma paralisação, toda a cadeia de consumo poderá ser prejudicada em relevante período de vendas para os varejos físico e online, em razão dos prejuízos na circulação das mercadorias.

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