Imprensa
08/05/2014Comerciantes esperam vendas 6% menores no Dia das Mães
Número de empresários que contratou temporários para a data caiu pela metade; perspectiva de efetivação foi reduzida de 83% para 63%
São Paulo, 9 de maio de 2014 - Os comerciantes paulistanos esperam queda de 6% nas vendas no Dia das Mães em relação ao ano passado. A previsão é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de sondagem realizada dias 5 e 6 de maio com 115 empresários da cidade de São Paulo. O pessimismo é ainda maior do que o verificado em 2013, quando a perspectiva dos entrevistados era de queda de 4,1% em relação a 2012.
O número de empresários que contrataram funcionários temporários para a data caiu pela metade em um ano, de 16% para 8% do total. Ainda assim, em 2014, três quartos deles admitiram um ou dois trabalhadores, enquanto em 2013, mais da metade havia contratado três ou mais profissionais. Também houve piora na perspectiva de efetivação dos funcionários temporários, de 83% para 63%.
A sondagem mostrou também que parte dos comerciantes (38%) pretende realizar algum tipo de promoção. Entre eles, seis em cada dez devem vender os produtos com descontos especiais. A realização de sorteios e a distribuição de brindes serão maneiras utilizadas por 24% desses empresários e "ofertas relâmpago", por 13%. Vendas parceladas sem juros devem ser utilizadas como estratégia por somente 3% deles.
Do total de entrevistados, apenas 19% farão ações publicitárias específicas para o Dia das Mães. Ano passado, a fatia de empresários interessados em investir em anúncios era de 31%.
Os comerciantes da cidade de São Paulo acreditam que a maior parte dos consumidores (64%) deverá pagar as compras de presentes com cartões de crédito. O pagamento à vista - em dinheiro, em cheque e em cartão de débito - é esperado por 34% dos empresários. O restante das vendas, segundo os empresários ouvidos, será pago com cheque pré-datado e crediário.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, esse cenário é reflexo da queda de confiança de empresários sobre a economia brasileira, constatada em estudos recentes divulgados pela Entidade. Também evidencia que a inflação em níveis elevados e o baixo crescimento econômico começam a assustar os consumidores.
A sondagem realizada pela FecomercioSP é um levantamento estatístico realizado com um universo restrito de empresas. O objetivo é ganhar agilidade para monitorar uma situação atual e apontar tendências. Os levantamentos produzem sinalizações econômicas poucos dias após a coleta de dados e, por isso, são utilizadas no mundo inteiro como indicadores de atividade de mercado. A coleta foi feita em apenas setores que estão relacionados à data.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/comerciantes-esperam-vendas-6-menores-no-dia-das-maes-1
Notícias relacionadas
-
Negócios
Estratégia e criatividade para vender mais no 2º semestre
Boletim 'Expresso MEI' dá dicas para aproveitar as datas comemorativas para impulsionar os negócios
-
Legislação
PL busca implementar critérios mais rigorosos para custódia
SindicatosSincomercio Bebedouro realiza simpósio sobre inovação e futuro do comércio local