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Negócios

Comércio eletrônico investe em kits para movimentar o Dia dos Pais

Pacotes vão desde cervejas com embalagens customizadas conforme o time de futebol do coração até produtos de beleza, como perfumes e espuma de barbear

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Comércio eletrônico investe em kits para movimentar o Dia dos Pais

Apesar de não ser uma data tão tradicional para o comércio eletrônico brasileiro, o Dia dos Pais está movimentando as compras nas lojas online, que aproveitaram a ocasião para alavancar as vendas criando kits especiais para os pais. É o caso da Giuliana Flores, que este ano passou a oferecer kits específicos para cada data aos seus clientes, que vão além do tradicional arranjo de flores. Para os pais, os conjuntos reúnem de chocolate a cerveja, podendo conter também uma garrafa de vinho, champanhe, pelúcia e até caixas customizadas de acordo com o time de futebol do coração do homenageado. “Esse ano começamos a investir nesses presentes criativos, ampliando o leque de presentes. É o que apostamos e tem bastante saída. Analisamos os produtos mais vendidos e demos uma cara diferenciada para os pais”, conta Juliano Souza, diretor de marketing da Giuliana Flores. A expectativa é o crescimento de 20% nas vendas em relação ao Dia dos Pais de 2013.

A loja online costuma divulgar produtos para datas especiais um mês antes do dia. “Sabemos que muitas das compras são por impulso, porque as pessoas costumam deixar para comprar o presente na última hora. Mas sempre colocamos no site os kits especiais com um mês de antecedência para quem for pesquisar já ter noção”, diz Souza. No entanto, ele relata que  geralmente as encomendas são feitas no dia anterior. Quando a data é no fim de semana, quinta e sexta anteriores costumam ser bem movimentadas. 

Para dar conta da demanda, o diretor de marketing afirma ter reforçado o efetivo na produção dos pacotes e na área de entregas. “Não adianta o produto chegar no dia seguinte à comemoração, tem que ser na data certa”, pontua. A maioria dos pedidos é registrada no Sudeste, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, onde a loja tem sua matriz. E o tíquete-médio dos pedidos gira em torno de R$ 125,00. Mas há presentes de R$ 29,90 a R$ 460,00. “As pessoas querem comprar no site o que não acham em lojas normais. Por isso o sucesso dos kits”, complementa Souza.

Preocupados com a beleza 

Outra empresa que vislumbrou no Dia dos Pais uma oportunidade para ampliar as vendas é a Men’s Market, especializada em produtos de cuidados pessoais masculinos. A loja virtual, que iniciou as atividades há dois anos, percebeu que muitas compras realizadas em 2013 nesta época eram para presentear os pais e decidiram reforçar o estoque dos produtos que saíam mais. Para este ano, a expectativa é incrementar as vendas em 30%. “A maior demanda nesta época é por produtos para barba, como espuma e pós-barba”, conta Lucas Amoroso Lima, sócio-fundador da Men’s Market. Os pedidos costumam ficar entre R$ 110,00 e R$ 120,00 e têm, em média, três ou quatro produtos. 

A empresa também investiu em kits com embalagens específicas para o Dia dos Pais e em brindes, como nécessaires. A medida deverá ser replicada em outras datas, como o Natal. Já as ações de divulgação dos produtos para as compras de Dia dos Pais foram iniciadas há duas semanas e adaptadas conforme o dia se aproximava. “Focamos nossas ações de marketing onde conseguimos entregar com mais agilidade. Nesta última semana, foram no sudeste. Quarta-feira passou a ser em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e quinta e sexta-feira em São Paulo. Isso para garantirmos a entrega no tempo correto”, explica Lima. Segundo ele, a maior parte das vendas acontece uma semana antes da data. 

O Dia dos Pais deve colaborar para o bom momento do comércio eletrônico brasileiro que, segundo levantamento da E-bit, deve atingir até o final do ano uma receita de R$ 35 bilhões, resultado 21% superior ao registrado no exercício anterior, alcançando 104 milhões de pedidos.

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