Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Condições econômicas devem favorecer investimentos em ações em 2019

Perspectiva é de alta do Ibovespa com inflação controlada, juros com tendência de queda e reformas do novo governo

Ajustar texto A+A-

Condições econômicas devem favorecer investimentos em ações em 2019

Caso políticas reformistas se confirmem, é possível que o Ibovespa supere os 110 mil pontos
(Arte/Tutu)

Como 2018 foi um ano instável, para dizer o mínimo, o sucesso na área de investimentos dependeu mais dos momentos de escolha do que do ambiente econômico. Ou seja, as decisões de comprar e vender ações foram determinantes para ganhar dinheiro na Bolsa, uma vez que não havia um direcionamento de longo prazo sobre a economia nacional.

Basta ver que o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, começou o ano pouco acima dos 70 mil pontos. Subiu rapidamente e, de fevereiro a maio, permaneceu ao redor dos 85 mil pontos, antes de cair para o patamar de 70 mil a 75 mil pontos no meio do ano, período já sob influência das perspectivas eleitorais. O índice voltou a subir, oscilando entre 85 mil e 90 mil pontos, quando se consolidou o favoritismo de uma campanha mais liberal vencer o pleito presidencial.

Veja também
Política econômica do novo governo sinaliza melhores condições de investimento no setor produtivo
Empresário deve avaliar fluxo de caixa para decidir estratégia de investimento
Estratégia mais importante para o aplicador é se manter informado

O que se viu no ano passado, no entanto, é que a renda fixa, apesar da queda dos rendimentos, manteve-se popular. Os juros do CDI renderam, em termos líquidos, em torno de 5%, e a inflação deve ter fechado o ano ao redor de 4%. Dessa forma, os rendimentos reais das apostas em renda fixa ficaram próximos de 1% – ou até menos.

As reduções nominal e real dos retornos, em função da queda dos juros, deveriam ter tornado mais atraentes investimentos em outras opções, como ações. Além de reprimir o interesse em investimentos que passam a render pouco, a queda dos juros tem efeitos práticos sobre a economia: estimula o crescimento de empresas, aumenta o lucro esperado e, assim, eleva o valor dos ativos desses negócios, inclusive as ações.

A perspectiva para este ano é de que a inflação se mantenha controlada – com tendência de queda –, o que abre a possibilidade de os juros caírem ainda mais. Com isso, o cenário esperado é de a taxa Selic ser mantida ao redor de 6%, e a inflação, próxima de 4%. O retorno real dos investimentos em renda fixa, após a incidência de impostos, deve ser de aproximadamente 1%. Em suma, essa opção não deve ser muito mais atrativa do que foi no ano passado.

No campo da renda variável, a taxa de juros baixa é uma condição favorável, mas não suficiente, para que o Ibovespa siga em trajetória ascendente. Os sinais que o governo recém-empossado emitir neste início de ano serão importantes para avaliar os rumos da economia.

Caso uma política reformista e liberal seja posta em prática, a tendência é de as empresas voltarem a investir e contratar funcionários, e o mercado entrar em um ciclo de crescimento sem inflação e com juros baixos.

Nesse hipotético ambiente, investir em ações se mostra uma opção excelente, dadas as condições que diferem das observadas em anos recentes. Com isso, não é impensável que o Ibovespa possa superar 110 mil pontos. De qualquer forma, é importante que o investidor saiba interpretar os sinais da equipe econômica e avaliar as possiblidades de aprovação de eventuais reformas no Congresso.

Fechar (X)