Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Confiança do consumidor paulistano cai novamente em abril

Índice ficou abaixo do nível registrado em março, quando já havia marcado o menor patamar desde novembro de 2005.

Ajustar texto A+A-

Confiança do consumidor paulistano cai novamente em abril

O contínuo desânimo e descrédito da população com o ritmo da economia brasileira segue influenciando na satisfação do paulistano quanto ao consumo. Em abril, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 4,4% em relação a março, alcançando 120,2 pontos, nível inferior aos 125,8 pontos de um mês antes. O número atual é o pior patamar desde novembro de 2005. No comparativo anual, a baixa foi mais intensa, de 22,7%, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a entidade, o indicador tem sofrido pressão não só do andamento da atividade econômica, mas também da contenção do crédito promovida por prazos de pagamento mais curtos e taxas de juros mais elevadas.

Todas as segmentações do ICC recuaram em abril, tanto na variação mensal quanto anual. Entre março e abril, a maior queda ficou para quem ganha a partir de dez salários mínimos (-8,5%), para as mulheres (-6,3%) e para maiores de 35 anos (-7,6%). Na base anual, os mesmos grupos tiveram os piores resultados, com baixas de 25%, 24,6% e 24,5%, respectivamente.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) caiu 4,1% na base mensal para 126,9 pontos e, no comparativo anual, recuou 17,1%. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) registrou queda mensal de 4,6% e de 26,4% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 115,8 pontos.

Os dados do ICC são coletados de aproximadamente 2,1 mil consumidores do município de São Paulo. O indicador varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Fechar (X)