Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidordá sinais de melhora em julho ao subir 3,3%

A confiança do consumidor do município de São Paulo cresceu 3,3% após quatro quedas consecutivas. Com isso, o índice registrou 110,9 pontos em julho, numa escala que varia de 0 – pessimismo total; a 200 pontos – otimismo total. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador subiu 7,2%.

Mesmo com a melhora do indicador em julho, a influência da confiança do consumidor sobre o consumo neste momento ainda inspira atenção porque as condições de consumo das famílias ainda não demonstram recuperação.

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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