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Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidor fica estável em fevereiro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou praticamente imóvel, subindo 0,1% entre janeiro e fevereiro, depois de crescer 3,9% no intervalo anterior. O indicador fechará este mês em 116,2 pontos, ainda a melhor pontuação desde março de 2020, quando apontava 124,6.

Na comparação anual, porém, a queda cresceu: -11,8% entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês deste ano.

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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