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Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidor avança 8,7% em fevereiro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano obteve alta em fevereiro (8,7%) após permanecer estável em janeiro: de 121,3 pontos no mês anterior para 131,8 pontos em fevereiro. Contudo, em relação ao mesmo mês do ano passado, o ICC recuou 5,4%.

Entre os dois quesitos que compõem o indicador, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) puxou o ICC com elevação de 14,3%: de 105,8 pontos em janeiro para 120,9 pontos em fevereiro. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) subiu 5,7% – 139 pontos em fevereiro ante os 131,6 pontos de janeiro. No comparativo anual, houve aumento de 7,7% do ICEA e queda de 11,7% do IEC.

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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