Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidor tem ligeira queda em outubro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido mensalmente pela FecomercioSP, caiu 0,3% ao passar para 111,8 pontos em outubro.

Nos resultados apurados destacam-se os crescimentos nos grupos de consumidores com rendimentos acima de 10 salários mínimos e do público feminino. O primeiro registrou 110,2 pontos, alta de 4,4%, enquanto o segundo marcou 91,2 pontos em outubro, avanço de 6,5% em relação ao mês anterior.

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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