Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidor avança 2,2% em dezembro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo avançou 2,2% e atingiu 121,3 pontos em dezembro, em uma escala que varia de 0 – pessimismo total; a 200 pontos – otimismo total. Na comparação com dezembro do ano passado o indicador caiu 5,1%.

Um dos quesitos que integram o indicador – o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) – registrou alta de 11,6% e marcou 110,6 pontos no mês. Já o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) caiu 2,5% e atingiu 128,4 pontos em dezembro.

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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