Índice de Estoques
Indicador registrou leve alta de 0,4% pontos em abril
Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador que apura a adequação dos estoques do comércio varejista paulistano registrou queda de 10,6%. O índice é elaborado mensalmente pela FecomercioSP e a escala de pontuação varia de 0 (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). Em abril, observou-se uma pequena melhora do índice de estoques, decorrente da queda na parcela de empresários que consideram ter excesso de produtos nas prateleiras. Após ter atingido 27,3% em março, o maior patamar desde abril de 2023, o percentual de empresas com estoques acima do adequado caiu 0,5 p.p. para 26,9% em abril. Com isso o percentual de empresários que declararam estar com estoques adequados exibiu leve alta de 0,3 p.p. para 53,5%. Por fim, o percentual de empresas que relataram estar com os estoques inadequados abaixo, ou seja, com falta de mercadorias nas prateleiras avançou 0,2 p.p atingindo 19,4%.
Sobre
O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total.
Como é obtido
A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.
Utilidades
Da análise dos números, é possível identificar a percepção dos pesquisados em relação à inadequação de estoques para “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para “abaixo” (caso os empresários avaliem a falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo).
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Empresariado paulistano está otimista com futuro, mas preocupado com presente
Pesquisa mostra que empresários estão menos propensos a investir agora, mas têm boas expectativas