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Faturamento do Turismo Nacional

Turismo nacional fatura R$ 17,5 bilhões 

O mês de julho, tradicionalmente, aquece o turismo nacional, sobretudo o segmento de lazer, por conta das férias escolares no mês. E esse ano não foi diferente com o faturamento nacional de R$ 17,5 bilhões, o mais alto para o mês desde 2019, representando um alta anual de 3,8%. Ainda de acordo com o levantamento mensal da FecomercioSP com base nas informações disponibilizadas pelo IBGE, no acumulado do ano, a alta chega a 2,2%, com um valor total de R$ 113,2 bilhões. Das oito atividades analisadas pela Entidade, seis registraram crescimento em relação a 2023, sendo a maior variação, de 9,8%, do segmento de locação de meios de transporte, com faturamento de R$ 2,35 bilhões. Além da demanda mais forte no período de férias, vale ressaltar o aumento expressivo nos preços médios de 17,7% para uma locação de veículos, segundo o IBGE, e que influencia no faturamento. Ou seja, pressão tanto por quantidade quanto por volume financeiro.





 





 





Sobre

O levantamento mensal do Faturamento do Turismo Nacional, elaborado pela FecomercioSP, tem o objetivo de trazer as informações mais atualizadas sobre o setor no País e suas principais atividades, como os meios de hospedagem, alimentação, locação de veículos, agências de viagens e os diversos setores ligados ao transporte. Além disso, a série histórica, iniciada em 2011, permite um amplo estudo do comportamento do passado, para elaborar cenários para o futuro.

Como é obtido

O Faturamento do Turismo é obtido a partir de pesquisas do IBGE, da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O índice para corrigir monetariamente os valores é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE. Para as atividades com relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas, para realizar uma aproximação da participação do turismo no total.

Utilidades

Os dados do Faturamento do Turismo Nacional servem para nortear as decisões dos empresários do setor. É possível entender o desempenho mais recente do segmento e captar tendências de curto e médio prazos. Aliando a outras pesquisas da FecomercioSP, o empresário tem um apanhado importante de informações, que possibilitam predições mais assertivas. Além disso, é possível verificar a participação de cada segmento no turismo em geral, fazer uma relação do seu desempenho em relação à média nacional, entre outras formas de análise

Análise de Índice

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