Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Expectativas em relação ao futuro demonstraram reação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo – ICEC, avançou 1,6% ao passar de 106,8 pontos em julho para 108,5 em agosto. Em relação a agosto do ano passado, o indicador registrou leve alta de 0,7%. Os dados de vendas têm se mostrado positivos, acompanhando a melhora dos números de emprego e renda, e conforme os dados estão sendo divulgados, percebe-se bons resultados da atividade econômica no segundo trimestre. De maneira geral, a confiança do empresário do comércio tem sido sustentada, nos últimos dois meses, pela percepção em relação ao momento atual, medida pelo ICAEC que subiu 6,4% nesse período. 

 

Sobre

O ICEC é realizado mediante entrevistas com 541 empresas na capital paulista. São capturadas informações sobre as percepções dos empresários com relação à economia, seu setor de atuação e sobre a sua empresa. As questões abordam temas como perspectivas de investimento, contratação de empregados e a situação dos estoques.

Como é obtido

São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As entrevistas são feitas em local e por telefone, mensalmente, com questionário de nove questões específicas ao segmento. As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico.

Utilidades

É um importante instrumento de tomada de decisão de políticas públicas e empresariais. O ICEC é um poderoso indicador, cobrindo informações sobre estoques, investimentos, emprego e as perspectivas de decisões de empresários de um dos maiores setores da economia brasileira, na maior cidade do País.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados

Fechar (X)