Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Pesquisa de Emprego no Setor de Atacado de São Paulo

PESP COMÉRCIO

Setembro registra pelo terceiro mês consecutivo aumento de emprego formal

Em setembro, o comércio do Estado de São Paulo registrou aumento do emprego com carteira assinada pelo terceiro mês consecutivo. Foram 14.982 novas vagas, resultado de 86.567 admissões e 71.982 desligamentos.

Desse total, 10.378 vagas foram criadas no varejo, 3.511 no atacado e 1.093 vagas no comercio e reparação de veículos automotores. O estoque ativo de vínculos cresceu 0,6% e foi a 2.556.318 postos de trabalho

Sobre

A Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista de São Paulo (PESP), elaborada pela FecomercioSP, que abrange todo o Estado de São Paulo, foi reformulada a partir de agosto de 2020. Com a atualização, passa a ser dividida em PESP Comércio e PESP Serviços. O novo levantamento considera a nomenclatura celetista para destacar os empregados, uma vez que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (Caged).

Como é obtido

A PESP Comércio é composta por dados de empregos celetistas no varejo, no atacado em comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, composição com base na estrutura da Comissão Nacional de Classificação (Concla), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

As informações sobre institutos trazidos, a partir da Reforma Trabalhista – como jornadas diferenciadas (como a intermitente e a parcial), demissão por acordo entre as partes, entre outros –, não estão disponíveis no painel de informações do Novo Caged, por isso, não são citados na PESP Comércio. Toda a série histórica, até 2010, foi revista considerando a nova metodologia.

Utilidades

Mensalmente, é gerado o relatório contendo a evolução sobre o mercado de trabalho no comércio. Nesse relatório, são acompanhados Estoque de emprego, Número de admissões, Número de desligamentos e Saldo síquido.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização