Intenção de Consumo das Famílias

Intenção de consumo das famílias tem o pior resultado desde novembro do ano passado

A intenção de consumo das famílias teve retração de 3,2% em jullho. Esse é o quinto recuo consecutivo do indicador, segundo aponta a FecomercioSP. O índice atingiu no mês 91,5 pontos, o menor patamar desde novembro do ano passado. Desde o início do ciclo de queda o indicador já acumula queda de 12,3%.

O destaque negativo foi do item acesso a crédito que voltou aos 92,9 pontos, recuo de 5,1% em relação a junho. Como menos crédito no mercado significa menor consumo de bens duráveis, que são bens de alto valor, o item momento para duráveis caiu 4,2% na comparação mensal e o patamar chegou a 61,7 pontos, 25% abaixo do que há cinco meses. Agora, dois a cada três paulistanos que dizem ser um mau momento para compra de produtos como televisor, geladeira, fogão, etc.

Sobre

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.

Análise de Índice

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