Intenção de Consumo das Famílias
Famílias seguem confiantes em consumir
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo registrou alta de 1,1% entre janeiro e fevereiro – e fechará o mês com 73,8 pontos, a sexta alta seguida desde agosto passado, quando estava em 61,3 pontos. O aumento tímido foi puxado novamente pela variável de intenção de compra de bens duráveis, que foi de 51,4 pontos em janeiro para 53,9 agora – aumento de 4,9%. Ela já tinha subido 7,4% entre dezembro de 2020 e janeiro deste ano.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Confiança das famílias paulistanas para consumir sobe pelo quarto mês seguido
Índice de Intenção de Consumo das Famílias, da FecomercioSP, cresce 10% em relação a agosto, quando bateu o pior resultado da série histórica