Intenção de Consumo das Famílias

Intenção de consumo das famílias cai 0,9% em outubro

O Índice de Consumo das Famílias (ICF) da cidade de São Paulo registrou leve queda de 0,9% e registrou 95,1 pontos em outubro. Apesar de o resultado quebrar a sequência de duas altas consecutivas, o indicador continua 8,7% superior ao analisado em outubro de 2018.
 
O item momento para duráveis marcou 70,8 pontos em outubro, 25,1% a mais que no mesmo mês do ano passado. Isso significa que as famílias estão bem menos cautelosas em comprar produtos como geladeira, fogão, televisor, etc.

A melhora do crédito é o ponto fundamental para a melhora no ambiente de compra de duráveis. Prova disso é que o item acesso a crédito cresceu 13,1% na comparação anual.

Sobre

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados