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Intenção de Consumo das Famílias

Inflação elevada e os juros altos impactam diretamente a intenção de consumo das famílias

Em março, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo, realizado mensalmente pela FecomercioSP, registrou queda de 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 106,9 pontos. No comparativo com o mês anterior, houve uma redução de 2,7%. Apesar de ainda estar acima da linha de pessimismo, essa retração anual indica um arrefecimento na confiança das famílias em relação ao consumo de longo prazo. A queda na intenção de consumo pode ser atribuída a uma conjunção de fatores econômicos, destacando-se a persistente pressão inflacionária e a política monetária restritiva. A inflação elevada, especialmente em itens essenciais como alimentos, corrói o poder de compra dos consumidores, impactando diretamente a demanda por bens e serviços.







 



 

 



 

 

 

Sobre

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.

Análise de Índice

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