Intenção de Consumo das Famílias
Inflação elevada e os juros altos impactam diretamente a intenção de consumo das famílias
Em março, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo, realizado mensalmente pela FecomercioSP, registrou queda de 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 106,9 pontos. No comparativo com o mês anterior, houve uma redução de 2,7%. Apesar de ainda estar acima da linha de pessimismo, essa retração anual indica um arrefecimento na confiança das famílias em relação ao consumo de longo prazo. A queda na intenção de consumo pode ser atribuída a uma conjunção de fatores econômicos, destacando-se a persistente pressão inflacionária e a política monetária restritiva. A inflação elevada, especialmente em itens essenciais como alimentos, corrói o poder de compra dos consumidores, impactando diretamente a demanda por bens e serviços.
Sobre
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.
Análise de Índice
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