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Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista

Vendas do varejo na capital paulista apresentaram crescimento

Em janeiro de 2025 as vendas reais calculadas pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) registraram um crescimento de 9,9% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Considerando a série histórica a partir de 2008, foi a maior cifra para um mês de janeiro. O faturamento real atingiu R$ 116,7 bilhões no mês, R$ 10,5 bilhões acima do valor apurado em janeiro de 2024.  Em termos setoriais, na capital, as taxas de crescimento foram observadas em todas as nove atividades no mês de janeiro: Eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos. (16,6%), Outras atividades (12,3%), Autopeças e acessórios (10,0%), Supermercados (9,5%), Lojas de móveis e decoração (7,6%), Farmácias e perfumarias (7,5%), Concessionárias de veículos (7,4%), Lojas de vestuário, tecidos e calçados (7,4%), Materiais de construção (4,6%).








 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo tem como objetivo produzir indicadores mensais do desempenho do comércio varejista e dos seus vários ramos de atividade e em todas as 16 regiões do Estado. A partir de dados do faturamento bruto real, as informações produzidas pela pesquisa permitem mensurar, tanto em número índice quanto em R$ bilhões, e projetar a atividade econômica geral de curto prazo, dado que o consumo é o indicador mais sensível e o que mais rapidamente responde às mudanças conjunturais e/ou às medidas de política econômica.

Como é obtido

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV) tem a cobertura de 100% dos setores varejistas, considerando todas as informações das empresas enquadradas no código CNAE 2.0 relativo ao setor do comércio varejista. A utilização dos dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ) é subdividido em 16 regiões, que cobrem todos os 648 municípios paulistas, e tem uma abrangência em média de 83% de todo faturamento do varejo, o que dá à nova PCCV um grau de precisão e de confiabilidade muito superior a de qualquer outra pesquisa similar.

Utilidades

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista na Região Metropolitana de São Paulo (PCCV) permite conhecer e avaliar o real desempenho mensal do comércio que podem subsidiar as políticas públicas regionais, estaduais e federais e balizar decisões de investimentos privados no Estado de São Paulo.

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