Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Índice da Atividade do Turismo - IMAT

Turismo na capital paulista cresce 18,4% em julho

O turismo apresentou crescimento de 18,4% em julho. Com o resultado, o número-índice do Índice Mensal de Atividade do Turismo de São Paulo (IMAT-SP) ficou em 63,3 – o maior desde março do ano passado. Desde abril, quando o IMAT iniciou um ciclo de altas, a variação acumulada foi de 64,1%. Embora os resultados sejam positivos, a atividade ainda está 37% abaixo do momento anterior à pandemia, em janeiro de 2020, início da série histórica.

Sobre

O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP) é um indicador elaborado pela FecomercioSP em parceria com a SPTuris e tem o objetivo de acompanhar o desempenho do turismo da capital paulista. O indicador faz uma análise macro do setor na cidade e é composto por cinco variáveis: estoque de empregos diretos do turismo; faturamento do setor do turismo na cidade de São Paulo; movimentação dos terminais rodoviários de São Paulo; movimentação dos aeroportos de São Paulo, exceto Viracopos; e taxa de ocupação da rede hoteleira de São Paulo. O índice será medido mensalmente, com defasagem de divulgação dos dados de 45 dias.

Como é obtido

O indicador é composto por cinco variáveis que possuem os mesmos pesos para a criação do índice. São analisadas as movimentações de passageiros dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, dos passageiros das rodoviárias, a taxa média de ocupação hoteleira na cidade, o faturamento do setor do turismo na capital e o estoque de emprego nas atividades exclusivas do turismo. O índice tem sua base 100, usada como referência de comparação, em janeiro de 2020.

Utilidades

O indicador é um termômetro da atividade do turismo na cidade de São Paulo levando em consideração os dois lados, o dos empresários e dos consumidores. É um índice inédito e contribui para os empresários entenderem a dinâmica ao longo do tempo do setor na capital e, com isso, é possível pensar em tendências para os próximos meses: se tende a aumentar ou reduzir o turismo em São Paulo.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados