Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Número de famílias sem condições de pagar dívidas atinge recorde histórico
Em outubro, 452,5 mil famílias paulistanas dizem que não terão condições de pagar a dívida em atraso, o que representa um percentual de 11,2% do total de lares na cidade de São Paulo, novo recorde da série da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a PEIC, da FecomercioSP. No mês anterior, o percentual havia sido de 10,9%, o que representa um aumento 11,5 mil famílias a mais nessa situação mais delicada. E quem mais sofre sãos as famílias de renda mais baixa, até 10 salários-mínimos, que possuem 14,8% que dizem não ter condições de acertar o compromisso atrasado.
Sobre
O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

FecomercioSP: número de famílias sem condições de pagar dívidas atinge recorde histórico
Ao todo, 452,5 mil famílias paulistanas não têm condições de quitar contas em atraso