Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Endividamento das famílias em São Paulo aumentou em novembro
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela FecomercioSP, houve aumento do endividamento em novembro, atingindo 68,4% das famílias, contra os 67,8% do mês anterior e os 67,5% observados um ano antes. São 2,8 milhões de famílias que possuem algum tipo de dívida na cidade de São Paulo, um aumento mensal de quase 27 mil. Os tipos mais comuns de dívidas são: cartão de crédito (81,5%), crédito pessoal (16,1%), financiamento de casa (12,7%) e carnês (10,5%). Não houve diferenças significativas em relação ao observado em outubro, mas, no contraponto anual, houve redução no percentual de endividados no cartão e nos carnês e, por outro lado, aumento na modalidade de crédito pessoal.
Sobre
O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados
Inadimplência em São Paulo recua para menor nível em quase 3 anos
Pesquisa revela queda nas contas em atraso e no número de famílias endividadas