Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Inadimplência cai pelo segundo mês seguido em São Paulo
A inadimplência das famílias na cidade de São Paulo caiu 0,5 ponto porcentual, fechando fevereiro em 18,2% (era 18,7% em janeiro de 2021 e 18,9% em dezembro de 2020) — mesmo em um cenário de aumento do endividamento pelo quinto mês seguido, agora atingindo 59,2% das famílias paulistanas. Por fim, o volume de lares que estão sem condições de pagar as dívidas é o mesmo desde outubro: 8,3%.
Em números absolutos, há 2,35 milhões de residências com alguma dívida, sendo que, dentro deles, 721 mil estão com ao menos uma conta atrasada.
Sobre
O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Em meio à pandemia, inadimplência atinge 21,6% das famílias paulistanas
FecomercioSP sugere que comerciantes ampliem as opções de pagamento online