Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor
Percentual de famílias endividadas subiu para 69,2% em março
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada mensalmente pela FecomercioSP, aponta um aumento no número de famílias endividadas no mês de março, de 67,7% em fevereiro para os atuais 69,2%, também acima do registrado um ano antes, 68,5%. No total, 2,83 milhões de lares possuem algum tipo de dívida. O aumento foi observado em ambas as faixas de renda analisadas pela pesquisa: entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, o percentual de endividados subiu de 71,9% para 73,3% entre fevereiro e março; no grupo com renda acima de 10 salários mínimos, a alta foi de 55,5% para 57,2%.
Sobre
O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.
Como é obtido
Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.
Utilidades
Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.
Análise de Índice
Conteúdos relacionados

Endividamento recua e atinge menor patamar desde 2021
Pesquisa aponta que cidade tem 2,74 milhões de lares endividados; inadimplência segue estável