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Imprensa

Cresce desejo de compras na cidade de São Paulo em fevereiro

Indicador da FecomercioSP que capta interesse de consumo das famílias paulistanas avança 0,5% na comparação mensal, mas despenca 7,5% no comparativo anual

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São Paulo, 7 de março de 2014 - O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na cidade de São Paulo atingiu 125,4 pontos em fevereiro, subindo 0,5% sobre o apurado em janeiro. Em relação a fevereiro de 2013, no entanto, o indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou recuo expressivo, de 7,5%.
 
Na comparação mensal, houve recuperação da percepção dos paulistanos sobre o Momento para duráveis, que cresceu 29,5%, ante um recuo de 15,2% em janeiro. Essa inversão de tendência, na avaliação da Federação, ocorreu devido à sensação de oportunidade surgida pelas liquidações de começo de ano. No mês passado, a queda havia sido em razão, principalmente, da gradativa volta das alíquotas originais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.
 
Também contribuiu positivamente para a alta do ICF, no mês, o comportamento de dois itens relacionados ao mercado de trabalho, que se mantém aquecido. Enquanto Perspectiva profissional avançou 2,3%, de janeiro para fevereiro, Emprego atual permaneceu relativamente estável, apenas com ligeiro recuo de 0,1%.
 
Todos os demais itens que compõem o indicador tiveram queda em fevereiro frente a janeiro, freando uma ampliação maior que a de 0,5% constatada. Acesso ao crédito, que caiu 1,9%, e Renda atual, com recuo de 2,9%, foram as de menor impacto. Já as Percepções para nível de consumo atual (-8,2%) e Perspectiva de consumo (-8,8%) tiveram importante influência na contenção de uma variação positiva mais robusta para o ICF.
 
Ao chegar a 125,4 pontos, o índice retorna à média registrada no último trimestre do ano passado, o que demonstra, de acordo com a FecomercioSP, a estabilidade da satisfação do paulistano em patamar historicamente baixo e sem perspectivas de mudança em curto prazo. Um cenário que provoca desânimo entre os empresários do comércio, sinalizando poucas possibilidades de uma efetiva recuperação neste início de ano do fraco desempenho verificado em 2013.
 
Nota Metodológica
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima de 100 pontos é denotado como satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias e para as instituições financeiras.

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