Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Desejo de consumo na capital paulista aumenta em fevereiro

Elevação do índice foi impulsionada pela melhora na percepção dos paulistanos sobre o momento para duráveis

Ajustar texto A+A-

Desejo de consumo na capital paulista aumenta em fevereiro

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na capital paulista aumentou 0,5% em fevereiro, na base mensal, mas caiu 7,5% no comparativo com o mesmo período do ano passado, atingindo 125,4 pontos, de acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A elevação mensal foi puxada pelo crescimento de 29,5% na percepção dos paulistanos sobre o momento para duráveis, ante recuo de 15,2% em janeiro, diante das liquidações de começo de ano. A queda de janeiro, segundo a FecomercioSP, foi resultado da gradativa volta das alíquotas originais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis.

A percepção sobre o mercado de trabalho também contribuiu para o resultado mensal, com avanço de 2,3% na perspectiva profissional e levo recuo de 0,1% no item de emprego atual. Por outro lado, todos os demais itens do indicador recuaram em fevereiro ante janeiro, com destaque para as baixas de 8,2% em percepções para nível de consumo atual e de 8,8% em perspectiva de consumo. Já os itens renda atual e acesso ao crédito tiveram menor queda, de 2,9% e 1,9%, respectivamente.

O índice de fevereiro voltou à média registrada no último trimestre de 2013, indicando, segundo a FecomercioSP, estabilidade da satisfação do paulistano em patamar historicamente baixo e sem perspectivas de mudança em curto prazo. O resultado sinaliza para o comerciante poucas possibilidades de recuperação efetiva no início do ano.

Fechar (X)