Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Em encontro com lideranças, FecomercioSP defende um ambiente de negócios mais favorável a mulheres

Encontro com lideranças mobiliza Poder Público por políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino

Ajustar texto A+A-

Em encontro com lideranças, FecomercioSP defende um ambiente de negócios mais favorável a mulheres
Entidade segue apoiando projetos e medidas de incentivo e apoio ao empreendedorismo feminino de micro e pequeno portes no Brasil

As oportunidades e os desafios à presença de mulheres na gestão das empresas, inclusive dos próprios negócios, foram tema de reunião em Brasília com debate entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), lideranças femininas em Brasília e integrantes da Câmara das Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC). O encontro foi promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Dentre os temas, as mudanças tecnológicas em curso, além da mudança no sistema tributário, e o impacto disso na presença das mulheres no mercado e liderando inovação nas próprias empresas. A FecomercioSP está cada vez mais presente nesses espaços de debate em prol do empreendedorismo feminino — sobretudo por meio da mobilização do Congresso e do Executivo —, de modo a municiar parlamentares com dados a respeito da importância da presença dessas pessoas aos setores de Comércio e Serviços. 

Foi com esse intuito que Gisela Lopes, vice-presidente da FecomercioSP e presidente do Conselho do Comércio Varejista da Entidade, esteve presente no encontro. “Empresas lideradas por mulheres demonstram excelentes resultados em práticas sustentáveis, associados a um ambiente de trabalho equitativo e com gestão mais próxima, causando reflexos diretos no desempenho do setor empresarial. Contudo, existem ainda muitas barreiras a serem vencidas pelas empreendedoras, como a dificuldade maior de acesso a crédito, os estereótipos ultrapassados e a discrepância salarial. Daí a importância de políticas públicas e iniciativas dos setores público e privado que garantam mais igualdade e oportunidades às mulheres”, pondera. 

Além de encontros como esse, a Entidade segue apoiando projetos e medidas  de  incentivo  e  apoio  ao  empreendedorismo  feminino de micro e pequeno portes no Brasil, como o PL 1.334/2023, que institui o Programa Nacional Mulher Empreendedora Cidadã; o PL  904/2023, que visa fomentar o empreendedorismo desse público por meio de um microcrédito produtivo orientado; e o PLC  31/2021, que cria a figura da MEI — Mulher Empreendedora. O encontro discutiu temas como relacionamento com clientes, inovação tecnológica, letramento digital, políticas de incentivo ao crédito, novas formas de trabalho, entre outros.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)